Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3676/2005, de 18 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 3676/2005 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 26 de Abril de 2004, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Março de 2004:

Augusto Carlos Serra Ventura Mateus - contratado por conveniência urgente de serviço para o exercício das funções de professor catedrático convidado, além do quadro deste Instituto, com efeitos a partir de 26 de Abril de 2004. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

O Departamento de Economia tem enviado ao conselho científico propostas de contratação, como professores convidados, de personalidades com real projecção na vida económica e financeira do País, acompanhadas de propostas fundamentadas dos seus professores. Essa política assume vantagens para o Instituto Superior de Economia e Gestão que, assim, pode contar entre os seus docentes com especialistas nas mais variadas esferas da vida económica; é uma política que também se afigura importante para os estudantes, tanto de licenciatura como de pós-graduação e mestrado, na medida em que podem contactar com gestores e quadros superiores do Estado e das empresas, de reconhecida influência na condução prática das instituições da vida económica nacional.

Feito este considerando, os subscritores deste parecer-proposta irão comentar os vários aspectos do curriculum vitae do Doutor Augusto Ventura Mateus, bem como a actividade que tem exercido enquanto professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, no sentido de justificarem que a sua contratação se enquadra nas linhas de orientação do Departamento de Economia e na política do Instituto Superior de Economia e Gestão.

O professor Augusto Mateus está ligado ao Instituto Superior de Economia e Gestão, como docente, desde há vários anos, começando como assistente em 1972 e depois, após ter escolhido uma carreira profissional, sido sucessivamente proposto para professor convidado na categoria de associado e, mais recentemente, como professor catedrático.

Desenvolveu durante este longo período uma actividade docente diversificada, enquadrada nas áreas da Economia Aplicada e da Política Económica, quer a nível de licenciatura quer nas pós-graduações e mestrado. Como por diversas vezes foi reconhecido em todos os órgãos da escola, o trabalho pedagógico do professor Augusto Mateus é digno do maior reconhecimento quer pela actualização permanente nas matérias que lecciona, quer pelo interesse e motivação que imprime aos seus cursos e à relação com os alunos.

O trabalho do professor Augusto Mateus estende-se ainda à orientação de teses de mestrado e de doutoramento, à participação em projectos de investigação e de prestação de serviços no quadro do Instituto Superior de Economia e Gestão e também do CISEP, bem como à participação em órgãos de gestão da escola, ou na direcção de instituições de extensão universitária em que o ISEG tem um papel decisivo, como seja o FEDEA.

No campo profissional e de intervenção social o professor Augusto Mateus tem desempenhado as funções de gestor de empresa no sector da consultadoria económica e social, tem intervenção regular nos órgãos da comunicação social onde a sua opinião nas áreas da política económica é marcante e participa regularmente em seminários, colóquios e conferências no País e no estrangeiro.

Foi Secretário de Estado da Indústria e Ministro da Economia no 13.º Governo Constitucional. Em conclusão, considerando que o professor Augusto Mateus tem um curriculum vitae assinalável, que se identifica com os objectivos prosseguidos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e contribui para dele difundir uma imagem muito positiva, para além de ser um docente com perfil científico e qualidades pedagógicas de elevado nível, os professores, abaixo assinados, propõem que o Doutor Augusto Carlos Serra Ventura Mateus seja contratado como professor catedrático convidado.

Os Relatores: Manuel Victor Moreira Martins - João Martins Ferreira do Amaral - Jorge Manuel de Azevedo Henriques dos Santos.

31 de Janeiro de 2005. - O Presidente do Conselho Directivo, Vítor da Conceição Gonçalves.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2282661.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda