Louvor 75/2005. - Louvo o vice-almirante Luís da Franca de Medeiros Alves pela forma altamente meritória como desempenhou durante cerca de dois anos as importantes e sensíveis funções de assistant chief of staff resources no Comando Supremo Aliado do Atlântico (SACLANT), em Norfolk, e, mais tarde, as de assistant chief of staff capabilities no Comando Supremo Aliado para a Transformação (SACT), justificando o melhor apreço pelo modo como sempre defendeu os interesses nacionais, com inteligência, competência profissional e determinação, particularmente no âmbito da transformação das estruturas superiores dos comandos NATO, das forças e dos conceitos.
Demonstrando perfeita compreensão do processo de transformação em curso, exerceu um papel importantíssimo na ligação com o SACLANT quando este passou a SACT, sem embargo das dificuldades resultantes dos necessários ajustamentos, pela responsabilidade acrescida em áreas de grande sensibilidade político-militar.
Pelas suas excepcionais qualidades pessoais e profissionais, bem como pela significativa acção desenvolvida, o vice-almirante Medeiros Alves revelou-se um precioso representante e colaborador do Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas, que nele encontrou sempre a maior e nunca regateada disponibilidade, lealdade a toda a prova e um elevado espírito de missão a bem das Forças Armadas e do País, para cujo prestígio muito contribuiu.
Pelo exposto, considero inteiramente justo, no momento em que cessa sua comissão de serviço, assinalar através deste público louvor os serviços prestados por este oficial general, devendo os mesmos ser qualificados de extraordinários, relevantes e distintíssimos.
15 de Outubro de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.