Louvor 1042/2004. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do RDM, o louvor concedido ao capitão de artilharia NIM 09765191, Fernando António dos Santos Maçana, pelo adjunto do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas para o Planeamento e que seguidamente se transcreve:
"Louvo o capitão de artilharia NIM 09765191, Fernando António dos Santos Maçana, pela forma altamente eficiente, competente e dedicada como comandou a formação do Aquartelamento do Estado-Maior-General das Forças Armadas, por um período de cerca de quatro anos.
Apesar da escassez de recursos materiais e humanos, manteve a subunidade permanentemente instruída, disciplinada e organizada, rentabilizando ao máximo os meios disponíveis através do seu emprego rigoroso, demonstrando ser possuidor de um notável conjunto de qualidades natas para o exercício da acção de comando.
Nomeado para chefiar o Serviço de Aquartelamento em regime de acumulação com as funções de comandante de companhia, o que exigiu de si um esforço suplementar muito significativo, desempenhou também este cargo de forma exemplar, revelando sentido de missão, grande capacidade de organização e espírito de iniciativa, tendo mantido os órgãos sob a sua chefia a funcionar com assinalável eficiência.
Nos últimos tempos e ainda em acumulação com os dois cargos já referidos, foi incumbido de estudar e definir os objectivos, no âmbito do sistema integrado de avaliação na Administração Pública, para o pessoal integrado nos órgãos dependentes do Comando do Aquartelamento, missão que executou atempadamente com muito rigor e objectividade, demonstrando ser um profundo conhecedor da forma de funcionamento dos vários órgãos, ficando, mais uma vez, bem patentes as suas extraordinárias qualidades no âmbito técnico-profissional.
Oficial altamente disciplinado e disciplinador, tem pautado a sua conduta pela afirmação constante dos mais elevados dotes de carácter, lealdade, espírito de sacrifício, camaradagem e elevada competência profissional, revelando ser digno de ocupar cargos de maior responsabilidade e risco, sendo de elementar justiça distinguir o capitão Maçana com público louvor e considerar os serviços por si prestados relevantes e de elevado mérito.
27 de Outubro de 2004. - O General-Adjunto do CEMGFA para o Planeamento, Artur Manuel Garcia Ribeiro Proença Prazeres, tenente-general."
29 de Novembro de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.