Louvor 1041/2004. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do Regulamento de Disciplina Militar, o louvor concedido ao tenente-coronel de infantaria NIM 02500382, José Manuel Pereira Nunes, pelo comandante operacional da Madeira e que seguidamente se transcreve:
"Louvo o tenente-coronel de infantaria NIM 02500382, José Manuel Pereira Nunes, pela elevada competência profissional, grande capacidade de trabalho, total dedicação pelo serviço e pela forma altamente meritória como desempenhou as suas variadas funções que lhe foram atribuídas no Comando Operacional da Madeira (COM).
Oficial possuidor de irrepreensível postura ética, de grande capacidade de trabalho e forte sentido de organização e planeamento, vem pautando o seu desempenho por uma dedicação exemplar ao serviço, aliado a um elevado espírito de sacrifício e obediência, abnegação e aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias.
Como chefe da Repartição de Informações e oficial de segurança, interpretou de forma correcta as directivas do escalão superior, mantendo o estudo de situação na área das informações permanentemente actualizado, exercendo um oportuno esforço de pesquisa e analisando de forma correcta os indicadores susceptíveis de condicionar o cumprimento da missão do Comando Operacional.
Digna de destaque a sua participação nos diversos exercícios regionais da série Zarco onde, como elemento do estado-maior do COM, colaborou de forma empenhada no seu planeamento e posterior conduta, sendo os ensinamentos obtidos de grande utilidade para a elaboração dos planos de contingência deste Comando.
Como oficial de informação interna e relações públicas, em acumulação com as de chefe do gabinete do comandante operacional da Madeira, cargo de grande responsabilidade e enorme exigência, envolvendo um vasto e diversificado conjunto de assuntos com origem nas mais diversas entidades e organismos, civis e militares, desenvolveu uma intensa actividade de índole protocolar, sendo de destacar a elaboração das propostas de programas e posterior conduta das visitas de altas entidades e de delegações nacionais e estrangeiras à Região, onde o rigor posto na elaboração dos diversos briefings, foi determinante para a consecução dos objectivos superiormente definidos. No seu desempenho, ficou uma vez mais patente o seu espírito de missão, o rigor e correcção de procedimentos e a grande facilidade de relacionamento, em que o bom senso e a afabilidade foram determinantes na criação de um salutar e motivador ambiente de trabalho.
Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares, elevados dotes de carácter, apurado sentido do dever, cultivando em elevado grau a virtude da lealdade, o tenente-coronel Pereira Nunes impôs-se ao respeito e consideração pública, revelando-se digno de ocupar postos de maior risco e merecedor de que os serviços por si prestados, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas, sejam considerados extraordinários, relevantes e distintos.
12 de Outubro de 2004. - O Comandante Operacional da Madeira, António Duarte Mendes Correia, major-general."
5 de Novembro de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.