Louvor 1040/2004. - Louvo o coronel de administração aeronáutica NIP 023198-D, Francisco Manuel de Sampaio Hilário, pela forma altamente competente e dedicada como desempenhou, ao longo dos últimos três anos, as funções de presidente do Conselho Administrativo do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Oficial muito competente, empreendedor e com elevado espírito de iniciativa, demonstrou uma invulgar capacidade de diagnosticar, com antecipação, as limitações e constrangimentos orçamentais, as medidas de gestão flexível e de tesouraria no âmbito do EMGFA, que conduziram à apresentação com rigor, empenho e sentido de oportunidade, das adequadas informações e propostas tendentes à solução definitiva dos problemas financeiros, colocando-o como um prestimoso e excepcional colaborador das entidades responsáveis pela gestão financeira.
A sua acção de excepcional empenho directo na execução das tarefas e actividades do conselho administrativo, conjuntamente com uma activa coordenação e exemplar liderança, traduziu-se em significativos ajustamentos internos daquele órgão, através da inovação, modernização e actualização dos procedimentos e sistemas de informação, dos quais resultaram melhorias substanciais de eficiência, rigor e qualidade na execução da gestão financeira, gestão patrimonial e apoio logístico às várias componentes orgânicas do EMGFA.
Simultaneamente, soube envolver de forma dinâmica e eficaz os recursos humanos existentes, com manifestas carências, conseguindo alcançar na plenitude os objectivos definidos, cumprir a missão estabelecida a nível interno e dar sequência às constantes solicitações no âmbito dos projectos em desenvolvimento no Ministério da Defesa Nacional, como o Sistema Integrado de Gestão e a Central de Compras, bem como às novas exigências de articulação com a Direcção-Geral do Orçamento no âmbito da execução orçamental.
O coronel Sampaio Hilário é um oficial com raro espírito de missão, elevadas qualificações técnicas e profissionais, com um perfil que claramente o recomenda para o desempenho de funções de maior responsabilidade e cujos serviços, de que resultou prestígio para as Forças Armadas, devem ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.
21 de Outubro de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.