Louvor 1039/2004. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do Regulamento de Disciplina Militar (RDM), o louvor concedido ao capitão-de-fragata NII 020981, João Manuel Rijo da Fonseca Ribeiro, pelo chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação e que seguidamente se transcreve:
"Por ter sido escolhido para um importante cargo no estrangeiro, termina em breve a sua comissão de cerca de um ano como assessor do chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) o 020981, capitão-de-fragata João Manuel Rijo da Fonseca Ribeiro.
Pese embora o curto período disponível, mais uma vez ficou comprovada a excelência das suas capacidades técnicas e de trabalho, para além das suas notáveis qualidades de iniciativa, de organização, de espírito de cooperação e de sentido estratégico.
Relevo do seu desempenho, entre outras actuações e colaborações, os enquadramentos conceptuais do Plano de Comunicações Conjunto e das Info-Estruturas Pública e Segura (Rede Segura das Forças Armadas e SICOM), a definição e estudo de viabilidade do emprego das comunicações por satélite pelo SFN, a condução do período experimental com vista à validação do conceito e à satisfação de necessidades operacionais conjuntas corrente daquele segmento das comunicações, a elaboração do conceito operacional de suporte ao futuro programa plurianual de edificação da capacidade de comunicações por satélite para o SFN e o lançamento do conceito inicial do que será a capacidade do SFN para as operações centradas na rede.
A complexidade dos assuntos mencionados e a já entretanto reconhecida qualidade dos trabalhos concluídos em tão limitado espaço de tempo exigem que deles se dê público reconhecimento.
Assim, ao abrigo do RDM, louvo o capitão-de-fragata João Manuel Rijo da Fonseca Ribeiro pelo excelente nível do seu desempenho.
7 de Setembro de 2004. - O Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação, António Pedro Moraes Soares, contra-almirante."
29 de Setembro de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.