A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 511/74, de 2 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Introduz diversas notas e alterações na Pauta dos Direitos da Importação.

Texto do documento

Decreto-Lei 511/74

de 2 de Outubro

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo Provisório decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º São introduzidas na Pauta dos Direitos de Importação as seguintes notas:

40.05 ...

Nota. - As misturas, designadas por «misturas principais (mélanges maîtres), constituídas por borracha sintética, não vulcanizada, adicionada, antes ou depois da coagulação, de negro-de-fumo (mesmo com óleos minerais), são livres de direitos quando importadas pelos fabricantes nacionais de pneus, mediante parecer favorável prestado pela Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais. As misturas a que for dada outra aplicação ou que tiverem outro destino consideram-se descaminhadas aos direitos do presente artigo. Os importadores deverão registar em livro próprio as quantidades importadas e as aplicações que lhes foram dadas e ainda facultar ao exame da fiscalização aduaneira todos os elementos que se tornem necessários à averiguação dessas aplicações e à conferência das existências.

75.01 ...

02 ...

Nota. - É livre de direitos a matéria-prima a que este artigo se refere, quando importada para utilização exclusiva na produção da moeda destinada ao mercado monetário nacional.

O níquel que for desviado da aplicação acima indicada considera-se descaminhado aos direitos a que este artigo se refere.

O importador deverá registar em livro próprio as quantidades importadas e as respectivas saídas e ainda facultar ao exame da fiscalização aduaneira todos os elementos que se tornem necessários à verificação da sua utilização e à conferência das existências.

Art. 2.º São alteradas, pela forma seguinte, as redacções da nota ao artigo 03.03 e da nota 2 ao capítulo 58.º da Pauta dos Direitos de Importação:

03.03 ...

Nota. - São livres de direitos quando importados pelos fabricantes nacionais de conservas de peixe que os utilizem exclusivamente na respectiva indústria, ou quando importados com o objectivo de repovoamento dos viveiros nacionais, mediante parecer favorável da Direcção-Geral do Comércio. Os importadores deverão registar em livro próprio as quantidades importadas, facultando ao exame da fiscalização aduaneira todos os elementos que se tornem necessários à averiguação da sua aplicação e conferência das existências, considerando-se descaminhada aos direitos do artigo a que esta nota se refere a mercadoria que for desviada das aplicações acima referidas.

CAPÍTULO 58.º

................................................................................

................................................................................

2 Consideram-se tapetes, na acepção dos n.os 58.01 e 58.02, além dos tapetes para cobrir sobrados, os artefactos semelhantes que apresentem as características daqueles, mas que se destinem a ser colocados em qualquer outro sítio que não seja o soalho. Excluem-se dessas posições os tapetes de feltro, os quais se classificam pelo capítulo 59.º Art. 3.º A posição 67.04 da Pauta dos Direitos de Importação passa a ter a seguinte redacção:

67.04 Postiços (cabeleiras, barbas, sobrancelhas, pestanas, madeixas, etc.) e artefactos semelhantes, de cabelo, pêlos ou matérias têxteis, outras obras de cabelo, compreendendo as redes.

Art. 4.º É eliminada a nota ao artigo 33.04.02 da Pauta dos Direitos de Importação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - José da Silva Lopes.

Promulgado em 24 de Setembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO DE SPÍNOLA.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/10/02/plain-226819.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226819.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda