A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 447/90, de 16 de Junho

Partilhar:

Sumário

CATIVA A ÁREA DESTINADA A EXPLORAÇÃO DE PEDREIRAS SITUADAS NA ZONA DE MACEIRA, CONCELHO DE LEIRIA.

Texto do documento

Portaria 447/90

de 16 de Junho

Na zona de Maceira, concelho de Leiria, ocorrem jazidas de margas e calcários margosos que constituem matérias-primas indispensáveis à laboração das indústrias ali localizadas, nomeadamente cimenteiras, com interesse económico relevante aos níveis regional e nacional.

A rápida e desordenada expansão da urbanização a que se vem assistindo na zona tem conduzido à ocupação de vastas áreas contendo reservas daquelas matérias-primas, pondo em risco o futuro abastecimento das unidades industriais existentes.

O reconhecimento desta situação conduziu as empresas a solicitar uma tomada de posição da autarquia, através da elaboração de um plano de urbanização para a zona, com vista a permitir a sua regularização urbanística e a definição de terrenos exclusivamente reservados para fins industriais. Esta medida deverá ser complementada pela cativação da área para a exploração de calcários margosos e margas, nos termos da legislação vigente.

Em conformidade:

Manda o Governo, pelo Ministro da Indústria e Energia, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei 89/90, de 16 de Março, o seguinte:

1.º Que seja, ressalvados os direitos adquiridos, declarada cativa para efeitos da exploração de margas e calcários margosos a área inscrita na poligonal conforme consta da planta em anexo, definida pelos vértices A a Z, cujas coordenadas, no sistema Hayford-Gauss referidas no ponto central, são as seguintes:

(ver documento original) 2.º No interior desta área as licenças de estabelecimento a atribuir pela Direcção-Geral de Geologia e Minas para a exploração de margas e calcários margosos deverão obedecer aos seguintes condicionalismos:

a) Os exploradores deverão fazer prova de capacidade técnica e financeira adequadas, nomeadamente através da apresentação de um estudo técnico-económico do empreendimento;

b) A área da pedreira não será inferior a 10 ha. O explorador deverá dispor de áreas adequadas para a deposição e conservação dos terrenos de cobertura, a repor futuramente, bem como para o armazenamento dos produtos de exploração e para a implantação dos anexos da pedreira;

c) As explorações deverão fazer-se com respeito pelas regras da arte, de acordo com o plano de lavra aprovado pela Direcção-Geral de Geologia e Minas, respeitando a demais legislação aplicável, tendo em vista o máximo aproveitamento do recurso;

d) Os trabalhos de exploração deverão ser dirigidos por técnico diplomado, em especialidade adequada, por escola superior.

Ministério da Indústria e Energia.

Assinada em 25 de Maio de 1990.

Pelo Ministro da Indústria e Energia, Nuno Manuel Franco Ribeiro da Silva, Secretário de Estado da Energia.

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1990/06/16/plain-22464.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/22464.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda