Louvor 960/2004. - Avoco, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do RDM, o louvor concedido ao coronel de cavalaria NIM 08519566, José Manuel Manso Ribeiro Sardinha, pelo chefe da Divisão de Recursos do EMGFA e que seguidamente se transcreve:
"Louvo o COR CAV 08519566, José Manuel Manso Ribeiro Sardinha, pela forma muito empenhada e extremamente eficaz como, nos últimos três anos e meio, tem vindo a desempenhar as funções de chefe da Repartição de Pessoal da Divisão de Recursos.
Metódico e desembaraçado, merece destaque a elaboração de estudos e planos e a apresentação de propostas ajustadas, coerentes e fundamentadas, revelando elevada competência técnico-profissional e superior espírito de colaboração. É de relevar a forma como tem gerido os cargos internacionais dependentes do EMGFA, privilegiando a lealdade e isenção, mesmo quando em situações de grande indefinição e complexidade.
Possuidor de uma escrita muito viva e correcta e dotado de especial aptidão para coordenar o trabalho dos seus subordinados, tarefa que sempre conduziu com sentido de responsabilidade, altruísmo e entusiasmo, produziu notável trabalho, de que se destacam a nova versão do PEMGFA/PES 400 (normas de administração do pessoal no estrangeiro), a análise e negociação dos PE dos vários cargos no exterior, o projecto de enquadramento jurídico do CINCSOUTHLANT, JALLC E CAOC 10, o projecto de legislação relativa ao QP, RV/RC e reserva na efectividade de serviço, a alteração à Lei Orgânica do EMGFA, a preparação do Dia da Defesa Nacional, a legislação relacionada com o Estado-Maior Militar da União Europeia e o controlo permanente do pessoal prestando serviço nos QG em missões humanitárias e de paz.
Pela notável acção desenvolvida e pelas óptimas qualidades profissionais, cívicas e humanas evidenciadas no desempenho das suas funções, cotou-se o coronel Ribeiro Sardinha como um excelente oficial, sendo justo reconhecer publicamente o alto apreço pelos serviços por si prestados, que honram e lustram o EMGFA e as Forças Armadas, prestigiam a instituição militar e devem ser considerados como relevantes e de muito elevado mérito.
31 de Maio de 2004. - O Chefe da Divisão de Recursos, Norberto Crisante de Sousa Bernardes, major-general."
16 de Junho de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.