Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 12/89/M, de 3 de Maio

Partilhar:

Sumário

APROVA O REGIME DE ARRENDAMENTO TEMPORÁRIO PARA FINS HABITACIONAIS NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. O PRESENTE DIPLOMA ENTRA EM VIGOR 60 DIAS APOS O DIA DA SUA PUBLICAÇÃO.

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 12/89/M
Arrendamento temporário para fins habitacionais
Ninguém com certeza contestará a afirmação de que a problemática habitacional na Região deriva, em larga medida, da especificidade regional, caracterizada por uma série de factores que agravam a situação, nomeadamente:

a) Carácter insular e periférico da Região;
b) Pequena dimensão física, dispersão e descontinuidade territorial;
c) Morfologia extremamente acidentada, com cerca de 50% do seu território a uma cota superior a 700 m e 65% do território com declives superiores a 25%;

d) Exiguidade na dimensão do mercado interno;
e) Economia penalizada à qual, para além de outros factores, não é estranho o abandono a que o arquipélago foi votado;

f) Excessiva densidade populacional;
g) Elevado número de pessoas vindas do exterior que permanecem na Região durante curtos períodos de tempo;

h) Um rendimento per capita à volta de 60% do verificado no continente, resultante dos factores anteriores.

Daqui resultam os seguintes estrangulamentos:
a) A maioria dos materiais de construção são importados do continente, significativamente onerados pelos transportes marítimos e pelas operações de carga e descarga;

b) A inexistência de economias de escala na indústria de construção civil, em face da natureza reduzida e insularizada do mercado regional, o que impede a formação de preços menos elevados;

c) A escassez de solo com potencialidades urbanas, bem como custos agravados das infra-estruturas urbanísticas, em virtude do acidentado da orografia, o que tem por consequência preços de terrenos para a construção substancialmente superiores aos do continente.

Donde se conclui que, se as condicionantes regionais agudizam o problema habitacional, é imperioso, por isso, combatê-lo com medidas próprias e complementares, relativamente ao continente.

Acresce ainda considerar-se possível retomar o investimento no sector, por parte daqueles detentores de pequenas poupanças que, assim, encontrarão forma atractiva para aplicação das suas economias.

É também certo que, por força da rigidez da lei geral, é elevado o número de fogos devolutos, em parte resultante de os mesmos se destinarem a habitação no futuro dos seus proprietários, que ora se pretende lançar no mercado de arrendamento.

É o que se pretende com o presente diploma, fundamentado na competência constitucionalmente atribuída para os casos de especificidade regional, na sequência, aliás, de outras medidas já tomadas, e como, por exemplo, maiores bonificações de juro no crédito para habitação própria, estabelecidas para esta Região Autónoma.

Pelo presente diploma e através de instrumentos claramente inovadores, mas de carácter transitório, visa-se a activação do mercado de arrendamento, praticamente inexistente em consequência dos efeitos do congelamento de rendas que até há bem pouco tempo vigorou.

Assim, a Assembleia Regional da Madeira, nos termos da alínea a) do artigo 229.º da Constituição, decreta, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Os prédios urbanos construídos para habitação que à data da entrada em vigor de presente diploma se encontrem comprovadamente aptos a serem habitados através da competente licença de habitabilidade ou que, nos três anos imediatos, venham encontrar-se nessa situação e que nunca tenham sido objecto de arrendamento ou que, tendo-o sido, se encontrem devolutos à data da publicação do presente diploma podem sê-lo de acordo com o disposto no presente decreto.

2 - Aplicar-se-á o regime geral de arrendamento de prédios urbanos relativamente aos contratos de arrendamento celebrados após o decurso do prazo referido no número anterior.

3 - Exceptuam-se do disposto no n.º 1 os arrendamentos previstos no n.º 2 do artigo 1083.º do Código Civil.

Art. 2.º - 1 - O arrendamento dos prédios referidos no artigo anterior serão obrigatoriamente celebrados pelo prazo de um ano, automaticamente renovável por iguais períodos.

2 - O senhorio pode efectivar a denúncia do contrato para o termo da primeira ou de qualquer das subsequentes renovações de prazo.

Art. 3.º A denúncia do contrato pelo senhorio, nos termos do artigo anterior, não confere ao inquilino o direito a qualquer indemnização e deverá ser comunicada a este com a antecedência mínima de 90 dias através de notificação judicial.

Art. 4.º Se o arrendatário não fizer a devolução do locado à data do termo do contrato, fica constituído na obrigação de pagar mensalmente ao senhorio, até efectuar a referida devolução e por cada mês de atraso, o triplo da renda mensal vigente, sem prejuízo de o senhorio, invocando a caducidade do contrato, poder exigir, através de acção judicial adequada, a restituição do locado.

Art. 5.º Na acção judicial referida no artigo anterior o inquilino não goza da faculdade de requerer o deferimento da desocupação prevista no Decreto-Lei 293/77, de 20 de Julho.

Art. 6.º O dever de desocupação do prédio nos termos do artigo 2.º e a decisão judicial que mandar proceder à desocupação do prédio vinculam todos os ocupantes, qualquer que seja o título de ocupação.

Art. 7.º A tudo o que não se encontrar expressamente previsto no presente diploma aplicar-se-á o regime geral de arrendamento urbano.

Art. 8.º O presente diploma entra em vigor 60 dias após o dia da sua publicação.

Aprovado em sessão plenária em 9 de Março de 1989.
O Presidente da Assembleia Regional, Jorge Nélio Praxedes Ferraz Mendonça.
Assinado em 23 de Março de 1989.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/22280.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda