Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 259/2004, de 8 de Julho

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 259/2004. - Após cerca de 45 anos de serviço prestado na carreira de investigação científica, aposentou-se em Junho de 2003, a seu pedido, o investigador-coordenador do quadro de pessoal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) engenheiro Mário Cirilo Neves Castanheta, que vinha desempenhando as funções de chefe do Departamento de Estruturas desde 2001.

Iniciou a sua actividade no LNEC, em Dezembro de 1958, tendo obtido, em Outubro de 1966, o grau de especialista de estruturas, na sequência da prestação de provas públicas, em que defendeu uma tese sobre o comportamento dinâmico de linhas eléctricas de alta tensão solicitadas pelo vento. Em Maio de 1986 acedeu à categoria de investigador-coordenador, também após a prestação de provas públicas em que apresentou um programa de investigação sobre a quantificação da acção do vento com vista à verificação da segurança de estruturas.

O investigador Mário Castanheta desenvolveu no LNEC uma actividade científica de notoriedade excepcional no domínio da segurança de estruturas, que foi suporte da regulamentação nacional vigente sobre betão estrutural e que muito influenciou a moderna regulamentação europeia para a verificação de segurança de diversos tipos de estruturas. O curso de segurança estrutural, que preparou com o investigador Júlio Ferry Borges, teve enorme impacte a nível internacional, através do Comité Europeu do Betão, e demonstra ainda a sua grande preocupação na divulgação de conhecimentos e na formação de jovens investigadores. Desenvolveu também uma actividade vastíssima no domínio da observação do comportamento de estruturas, quer no desenvolvimento de novas técnicas de instrumentação quer na análise da informação recolhida nos estudos que promoveu em todas as grandes pontes nacionais construídas nas últimas quatro décadas.

O investigador Mário Castanheta desempenhou todas as missões que lhe foram confiadas com espírito de bem servir e total identificação com os interesses e finalidades do LNEC. A actividade deste investigador, com uma formação científica do mais elevado nível combinada com a vivência experimental do comportamento real de estruturas de grande complexidade, incluindo os aspectos relativos à durabilidade dos materiais, constitui o melhor exemplo do contributo do LNEC para o desenvolvimento da engenharia nacional.

Por todas as qualidades evidenciadas no desempenho das suas funções é merecedor de público louvor, que muito me apraz conceder-lhe.

15 de Junho de 2004. - A Secretária de Estado da Habitação, Maria do Rosário Cardoso Águas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2227947.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda