Louvor 221/2004. - Louvo o coronel de transmissões NIM 14023675, Rui Xavier Fernandes Matias, pela forma brilhante, altamente competente e prestigiante como durante três anos desempenhou as suas funções na Divisão de Policy and Requirements do Comando Supremo Aliado da Europa em Mons, Bélgica.
O coronel Fernandes Matias é detentor de um notável conjunto de qualidades pessoais e profissionais de que se destacam o seu carácter íntegro, uma sólida formação ética e militar, o culto em alto grau das virtudes militares, o apego aos mais nobres ideais de serviço, uma forte personalidade, a segurança nos procedimentos e a confiança em si próprio. Estas qualidades, sobejamente demonstradas no cumprimento de todas as tarefas que lhe foram cometidas, creditaram-no como um dos mais valiosos oficiais de estado-maior do seu departamento.
Exercendo a sua actividade numa das divisões chave do SHAPE, foi responsável por alguns dos mais importantes projectos relacionados com o processo de transformação em curso na Aliança. O coronel Fernandes Matias cedo se evidenciou como um oficial com elevada preparação, sólidos conhecimentos e especial vocação para exercer funções no nível estratégico e político-militar, mercê de uma notória capacidade para trabalhar sob pressão e a um ritmo intenso, onde a capacidade de análise e julgamento, a destreza intelectual e a agilidade de raciocínio se revelaram fundamentais para o notável desempenho conseguido. São disso testemunho eloquente as constantes solicitações para integrar painéis de discussão sobre as actividades em curso na NATO e para preparar as intervenções das mais elevadas patentes do SHAPE sobre o tema da identidade europeia de segurança e defesa, assunto que acompanhou especialmente e para o qual foi nomeado representante do SHAPE no Quartel-General da Aliança em Bruxelas.
O coronel Fernandes Matias é um distinto oficial com um perfil que claramente o recomenda para o desempenho de funções de maior responsabilidade e a quem se augura uma auspiciosa carreira, e cujos serviços, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o País, devem ser classificados como extraordinários, relevantes e distintos.
2 de Outubro de 2003. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.