A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 809/2004, de 5 de Junho

Partilhar:

Texto do documento

Deliberação 809/2004. - Por deliberação da comissão coordenadora do conselho científico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 23 de Abril de 2004, foi aprovada a criação do curso de pós-graduação em Ensino da Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sujeito ao regulamento em anexo.

23 de Abril de 2004. - O Director, Baltazar Manuel Romão de Castro.

ANEXO

Regulamento do curso de pós-graduação em Ensino da Astronomia

A Astronomia é uma área científica muito atractiva, funcionando como motivadora da aprendizagem do método científico. Estando presente a vários níveis no currículo do ensino secundário, é importante que os professores tenham a formação necessária para poder corresponder ao natural fascínio que a Astronomia provoca nos alunos.

Denominação e âmbito

1 - A Universidade do Porto, através do Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências, confere o diploma do curso de pós-graduação em Ensino da Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do n.º 5 do Regulamento de Mestrados da Universidade do Porto.

2 - O regulamento deste curso de pós-graduação complementa o estabelecido para o curso de especialização previsto no Regulamento dos Mestrados da Universidade do Porto (publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 17 de Julho de 2000, a pp. 11 859 e 11 860).

Coordenação

3 - O funcionamento do curso será assegurado pela comissão de coordenação do curso de especialização em Ensino da Astronomia nomeada de acordo com o previsto no Regulamento dos Cursos de Mestrado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 38, de 14 de Fevereiro de 2001, a pp. 3115 e 3116), nos n.os 3.1, 3.2, alínea a), 3.3, 3.4 e 3.5.

4 - São competências da comissão de coordenação do curso de especialização apresentar à comissão científica do Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto:

a) Proposta de calendário do processo de candidatura, selecção e inscrição no curso;

b) Proposta dos cursos que constituem habilitação ao curso de pós-graduação;

c) Proposta da estrutura curricular e plano de estudo do curso;

d) Proposta referente ao calendário lectivo e exames;

e) Propostas do número de vagas e montante das propinas;

f) Proposta de selecção e seriação dos candidatos ao curso;

g) Propostas de colaboração de docentes exteriores à Faculdade de Ciências.

Funcionamento e avaliação

5 - O curso de pós-graduação tem a duração de dois semestres e organiza-se pelo sistema de unidades de crédito, correspondendo a unidades curriculares, no caso das disciplinas obrigatórias, nas áreas científicas de Matemática Aplicada e Ciências da Educação.

6 - A avaliação nas unidades curriculares que constituem o curso é feita de acordo com o previsto no Regulamento dos Cursos de Mestrado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no n.º 5.

7 - A aprovação no curso de pós-graduação é obtida quando a classificação em todas as unidades curriculares que constituem o curso é igual ou superior a 10 valores.

8 - A classificação no curso de pós-graduação é calculada como uma média das classificações nas unidades curriculares que constituem o curso pesada pelas unidades de crédito respectivas.

Curso de pós-graduação em Ensino da Astronomia (2004-2005)

Estrutura curricular

O elenco das disciplinas e respectivas unidades de crédito que integrarão o curso de pós-graduação em Ensino da Astronomia, a vigorar no ano lectivo de 2004-2005, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é o seguinte:

1 - É necessária a aprovação em 15 unidades de crédito, assim distribuídas por áreas científicas:

Área Matemática Aplicada (MA) - 9 unidades de crédito;

Área Ciências da Educação (CE) - 4 unidades de crédito;

Área Geologia (G), Matemática Aplicada ou Ciências da Educação - 2 unidades de crédito (de duas áreas distintas).

2 - Plano de estudos:

(ver documento original)

Condições de funcionamento

As condições de funcionamento do curso de pós-graduação em Ensino da Astronomia, a vigorar no ano lectivo de 2004-2005, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, são as seguintes:

1 - Número de vagas - 10.

2:

Percentagem das vagas reservada prioritariamente a docentes do ensino superior - 0%;

Percentagem das vagas reservada prioritariamente a candidatos de outros países - 0%.

3 - Prazos e calendário lectivo:

1.ª fase:

Aceitação de candidaturas - de 3 a 21 de Maio 2004;

Afixação da lista seriada de candidatos - 2 de Junho 2004;

Inscrição - de 3 a 11 Junho 2004;

2.ª fase:

Aceitação de candidaturas - de 6 a 17 Setembro 2004;

Afixação da lista seriada de candidatos - 24 de Setembro 2004;

Inscrição - de 27 de Setembro a 6 de Outubro 2004;

Início da parte escolar - 8 de Outubro 2004;

Exames de avaliação (incluindo recursos) - até 30 de Setembro 2005.

4 - Propinas anuais - Euro 1250.

5 - Cursos que constituem habilitação:

a) Licenciatura numa área da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;

b) Licenciatura numa outra área considerada adequada, mediante proposta da comissão de coordenação do curso de especialização em Ensino da Astronomia.

Nota. - As vagas serão preenchidas prioritariamente pelos candidatos da 1.ª fase admitidos à matrícula e que procedam à sua inscrição nessa fase. Apenas no caso em que o número de candidatos inscritos na 1.ª fase seja inferior ao número de vagas será aberta uma 2.ª fase com as restantes vagas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2218873.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda