Louvor 134/2004. - Por ter sido nomeado para o comando do NRP Comandante Sacadura Cabral, vai destacar do Gabinete o capitão-de-fragata NIM 20678, Caetano Fernandes Augusta Silveira, que me acompanha desde Maio de 2002, altura em que, como Chefe do Estado-Maior da Armada, entendi convidá-lo para meu colaborador directo. A esta escolha não foram estranhas as suas características pessoais e experiência profissional, que considerei adequadas ao perfil do oficial responsável pelas relações públicas da Marinha.
O comandante Silveira correspondeu plenamente às minhas expectativas, assimilando sem dificuldade os objectivos que estabeleci, integrando-se rapidamente na sua nova equipa de trabalho e passando a contribuir para a sua coesão e actividade. Deu ainda, desde logo, provas de elevado zelo, sentido da responsabilidade, integridade pessoal, correcção de procedimentos e respeito pelos outros. Não hesitei, por isso, em convidá-lo novamente para o meu novo Gabinete quando, em Novembro de 2002, fui empossado como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Nesta situação, veio dar continuidade ao trabalho que iniciara alguns meses antes, desenvolvendo contactos com os órgãos de comunicação social e cuidando de todos os aspectos relacionados com o conteúdo das informações relativas à actividade e imagem das Forças Armadas, sempre com transparência, verdade, autenticidade e convicção, como é timbre do seu carácter e maneira de ser. Fê-lo ainda com sentido do dever, espírito de serviço público e crença nas virtudes da ética profissional e dos deveres institucionais, desenvolvendo uma base de confiança com os seus interlocutores e consolidando uma imagem de credibilidade e de abertura do serviço que chefiou.
Merece também referência a forma como divulgou a missão das forças nacionais destacadas, designadamente em Timor Leste e na Bósnia-Herzegovina, bem como a participação de unidades portuguesas em exercícios e em forças multinacionais aliadas. Prestou ainda uma valiosa colaboração na organização de cerimónias militares e de visitas oficiais, para além de outras tarefas do Gabinete, de que destaco a preparação do Livro de Prestígio das Forças Armadas.
Face à notória qualidade do seu desempenho e aos resultados que obteve, é de toda a justiça tornar público o meu reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos dois anos, razão pela qual louvo o capitão-de-fragata Caetano Fernandes Augusta Silveira, qualificando os serviços por ele prestados como extraordinários, relevantes e distintos.
15 de Abril de 2004. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.