A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4257, de 27 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o aumento do capital social da Equimetal, para que esta empresa possa fazer face aos compromissos assumidos através da transferência da titularidade do capital accionista da Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L.

Texto do documento

Despacho

1. Por despacho conjunto dos Secretários de Estado dos Investimentos Públicos e da Indústria Pesada, datado de 13 de Julho de 1976, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 24 de Julho de 1976, foi a Equimetal - Empresa Fabril de Equipamentos Metálicos, S. A. R. L., autorizada a negociar com a Babcock & Wilcox Española, S. A., a aquisição de parte ou da totalidade do capital da Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A.

R. L.

2. No mesmo despacho previa-se ainda, e na sequência da autorização concedida, que, para realizar a operação e fazer face ao relançamento da BWP, a Equimetal deveria vir a necessitar de um financiamento, cujo montante oscilaria entre 50000 e 60000 contos.

3. Com vista a que o Governo viesse a aprovar, fundamentalmente, as acções necessárias para pôr à disposição da Equimetal os meios financeiros adequados à concretização de uma tal operação, remetia-se, por fim, a esta empresa, a tarefa de apresentar aos Ministérios das Finanças e da Indústria e Tecnologia um plano financeiro pormenorizado.

4. Dando seguimento ao despacho referido, enviou a Equimetal aos Ministérios citados uma exposição, datada de 14 de Outubro de 1976, na qual, baseando-se em relatório técnico elaborado a propósito e invocando o teor dos protocolos assinados por representantes da Babcock & Wilcox Española e da Equimetal, solicita autorização ao Governo para proceder à assinatura do contrato de transferência a seu favor da titularidade de todo o capital da Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L., e pede que, concomitantemente, seja aumentado o seu capital social no montante de 65000 contos, de acordo com esquema de realização indicado no relatório e fonte de fundos a definir.

5. Analisadas as peças dos processos relativos à firma Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L., existentes nos departamentos governamentais dos Ministérios citados e tendo em consideração, designadamente:

a) O interesse que revestem para a economia nacional a manutenção e desenvolvimento do aparelho produtivo de que é titular a Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L.;

b) Às vantagens que a fórmula proposta pela Equimetal oferece relativamente a outras vias de solução da crise por que tem passado e continua a passar a Babcock &

Wilcox Portuguesa, S. A. R. L.;

c) Os termos dos protocolos assinados pelos representantes das duas empresas, juntos aos processos existentes nas Secretarias de Estado das Finanças e da Indústria Pesada;

determina-se que:

d) A Equimetal assuma, nos termos dos protocolos referidos em c) e assinados por representantes seus e representantes da Babcock & Wilcox Española, a titularidade de todo o capital accionista da Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L.;

e) Tal assumpção de titularidade constitui passo intermédio à integração do património da Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L., no património da Equimetal;

f) Para fazer face aos compromissos assumidos através da transferência da titularidade do capital accionista da Babcock & Wilcox Portuguesa, S. A. R. L., o capital social da Equimetal seja aumentado em 50000 contos, a realizar em duas prestações de 35000 e 15000 contos, cuja concretização se verificará nos meses de Novembro do ano em curso e de Janeiro de 1977, respectivamente, valores fixados tendo por base o valor do imobilizado líquido actual da empresa e o programa de investimentos a realizar a curto prazo.

Ministérios das Finanças e da Indústria e Tecnologia, 25 de Novembro de 1976. - O Secretário de Estado das Finanças, Maria Manuela Matos Morgado Santiago Baptista. - O Secretário de Estado da Indústria Pesada, Carlos Montês Melancia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/12/27/plain-219157.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/219157.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda