Despacho (extracto) n.º 985/2004 (2.ª série). - Por despacho de 11 de Dezembro de 2003 do reitor da Universidade Nova de Lisboa:
Doutor Nuno José Coelho Gomes Teixeira - autorizado o contrato administrativo de provimento na categoria de professor auxiliar convidado da disciplina de Bioquímica, a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por conveniência urgente de serviço e em acumulação, a partir de 13 de Novembro de 2003, por cinco anos.
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 31.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
A formação académica do Doutor Nuno José Coelho Gomes Teixeira apresenta uma consistente afinidade às aplicações da física à biomedicina. O trabalho de licenciatura em Física (estudo da dosimetria em termoluminescência e aperfeiçoamento da técnica usada no IPOFG. Aplicação ao caso da irradiação de corpo inteiro), a dissertação de mestrado (processamento e caracterização de filmes finos) e a tese de doutoramento do candidato (parametrização e análise do rendimento de dose em profundidade com base num modelo semiempírico) são temas directa ou indirectamente inseridos na física aplicada à medicina.
O candidato apresenta uma experiência considerável no ensino de matérias de física das radiações, protecção radiológica, biofísica, instrumentação e controlo de qualidade a nível do ensino politécnico de saúde (ESTESL) e do ensino universitário (FCMUNL e UCL).
Uma importante lista de trabalho executado, ou em curso, na área da física médica em ambiente hospitalar, bem como estágios em hospitais ou instituições com metodologias relacionadas com a física médica, mostram o elevado sentido profissional e a determinação do Doutor Nuno Teixeira em adquirir uma sólida formação na especialidade da física médica.
O candidato assumiu e assume a coordenação de projectos de investigação de âmbito europeu na área da física médica, é o representante português em diversos programas de controlo em Radioterapia e é o delegado português da EFOMP.
Em publicações, comunicações e trabalhos apresentados em reuniões científicas, o candidato refere um conjunto de itens com valor curricular diverso, onde se destacam cerca de 12 trabalhos publicados em revistas com peer review.
O relato acima mostra um considerável amadurecimento do candidato na área da radioterapia e protecção contra as radiações e experiência em outros ramos da Biofísica.
Assim, o conselho científico, na sua reunião de 22 de Outubro de 2003, e com base no parecer emitido pelo Doutor João José Pedroso de Lima, professor catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra, e no parecer emitido pela Doutora Maria da Graça de Sousa Leitão de Morais, professora catedrática desta Faculdade, e subscrito pelo Doutor Mário Secca, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia, aprovou, por unanimidade, convidar o Doutor Nuno José Coelho Gomes Teixeira para exercer o cargo de professor auxiliar convidado da disciplina de Bioquímica desta Faculdade.
O Vice-Presidente do Conselho Científico, J. F. Martins Correia.
30 de Dezembro de 2003. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.