Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1270/2003, de 13 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Portaria 1270/2003 (2.ª série). - O capitão-de-mar-e-guerra José Jorge de Carvalho Pereira revelou durante os cerca de 10 anos em que, de forma empenhada e responsável, desempenhou funções como director do Departamento de Relações Multilaterais da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional extraordinárias qualidades pessoais e profissionais.

Dotado de elevada competência profissional e extraordinário empenho, aliados à sua sólida formação militar e a qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares, demonstrou, no desempenho do seu cargo, espírito de missão e sentido de dever, tendo dirigido o seu Departamento de uma forma eficiente, tirando partido dos conhecimentos específicos dos recursos humanos na sua dependência, de que resultou um melhor entendimento e capacidade de resposta às solicitações das várias organizações internacionais de que Portugal faz parte na área da defesa.

Tendo a seu cargo uma vasta área no contexto das relações multilaterais, a sua acção foi de extraordinária importância para um melhor entrosamento do nosso país no âmbito das instituições internacionais, tais como a ONU, a NATO, a União Europeia e a OSCE.

Durante o tempo que o comandante Carvalho Pereira se manteve à frente do Departamento de Relações Multilaterais, ocorreram inúmeras situações para as quais houve que preparar respostas atempadas, nomeadamente no relacionamento institucional (em especial entre a NATO e a União Europeia), no âmbito dos Balcãs e das questões relacionadas com o terrorismo e proliferação de armas de destruição maciça.

Houve, igualmente, necessidade de se implementarem respostas no que se refere ao Diálogo do Mediterrâneo, aos tratados e acordos de controlo de armamentos e ao relacionamento envolvendo a Federação Russa com a NATO.

A sua actividade, alicerçada numa comprovada experiência internacional, aliada às suas notáveis qualidades de diálogo, negociação, análise e decisão, constituíram-no como um colaborador relevante na actividade externa desenvolvida pelo Ministério da Defesa Nacional, em estreita colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A noção correcta e o conhecimento das questões relativas às suas funções, a vontade de bem servir, a disponibilidade permanente, a firmeza de posições e o carácter de exigência que o cargo obrigava fazem, com inteira justiça, reconhecer publicamente as excelentes qualidades pessoais e profissionais evidenciadas pelo capitão-de-mar-e-guerra José Jorge de Carvalho Pereira, enquanto director do Departamento de Relações Multilaterais da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, considerando os serviços prestados como extraordinários, relevantes e distintos.

Assim, manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Defesa Nacional, nos termos do artigo 13.º, da alínea a) do artigo 16.º e do n.º 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/02, de 27 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o capitão-de-mar-e-guerra José Jorge de Carvalho Pereira.

22 de Setembro de 2003. - O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2154224.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda