Louvor 182/2003. - Aposentou-se recentemente, cessando funções como presidente do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), o Prof. Doutor Joaquim Alberto da Cruz e Silva.
O Professor Cruz e Silva iniciou a sua actividade profissional como médico veterinário do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, em 1959, e foi investigador da Junta de Investigações Científicas do Ultramar e assistente, professor auxiliar, professor extraordinário e, desde 1979, professor catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.
Tendo integrado numerosos conselhos e comissões científicas e universitárias, foi presidente do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) de 1978 a 1980 e, desde então, presidente do IICT.
Foi, ainda, chamado a desempenhar cargos governamentais, entre Julho de 1976 e Agosto de 1978, como Secretário de Estado do Ensino Superior, nos I e II Governos Constitucionais.
Para além de uma notável carreira e produção científicas e de um invulgar desempenho como docente, atingiu excepcional craveira nos altos cargos públicos que exerceu, granjeando, em particular como presidente do IICT ao longo de mais de duas décadas, respeito e admiração, a nível nacional e internacional, contribuindo de forma marcante para o prestígio da investigação portuguesa e do Instituto de Investigação Científica Tropical.
Em todos os cargos que desempenhou, o Prof. Doutor Joaquim Alberto da Cruz e Silva evidenciou, a par de notáveis qualidades científicas, técnicas e humanas, uma exemplar conduta ética, o porte de um autêntico cavalheiro e uma inexcedível dedicação ao interesse público.
É, assim, merecedor de público louvor, que muito me apraz conceder-lhe.
27 de Março de 2003. - O Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Manuel Fernandes Thomaz.