Louvor 175/2003. - Louvo o licenciado Jorge Manuel Viana Marques Barra pela forma muito competente, notável e interessada como exerceu as funções de director do Departamento de Apoio aos Antigos Combatentes (DAAC) do Ministério da Defesa Nacional.
Jurista dotado de forte e afável personalidade e de grande experiência profissional na Administração Pública conta um assinalável currículo, onde se destaca o exercício de funções de chefia e assessoria de gabinete junto de vários ministros e secretários de Estado e bem assim o exercício de vários cargos dirigentes, nomeadamente no Ministério da Defesa Nacional.
O bom nível do cumprimento das suas funções patenteou-se mormente no apoio à preparação da regulamentação do sector do stress pós-traumático e nas negociações que conduziram à celegração de protocolos, tanto com entidades públicas como com organizações não governamentais na criação do DAAC, que veio a chefiar, no desenvolvimento de protocolos de cooperação e contactos aos mais variados níveis com associações de antigos combatentes.
Por tudo isto, considero justo realçar publicamente os serviços prestados pelo licenciado Jorge Barra como director do DAAC, classificando-os como relevantes e de elevado mérito.
7 de Março de 2003. - O Secretário de Estado da Defesa e Antigos Combatentes, Henrique José Praia da Rocha de Freitas.