Contrato 7/2003. - Por despacho de 4 de Dezembro de 2002 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, proferido por delegação de competências:
Doutor José Pedro Andrade de Portugal Dias - contratado em regime de contrato administrativo de provimento, por conveniência urgente de serviço, como professor associado convidado, em regime de tempo parcial (60%), a partir de 1 de Setembro de 2002, por um ano. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária
A comissão coordenadora do conselho científico da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL) analisou a proposta respeitante à contratação do Professor José Pedro Andrade de Portugal Dias como professor associado convidado.
A primeira proposta veio acompanhada pelo parecer previsto no n.º 2 do artigo 15.º do ECDU (Lei 19/80, de 16 de Julho), subscrito pelos Prof. Doutores José António Girão, professor catedrático da FEUNL, José António Ferreira Machado, professor associado da FEUNL, e Pedro Telhado Pereira, professor associado da FEUNL.
O Professor José Pedro Andrade de Portugal Dias é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1982), Ph. D. em Economia (1991) pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) e agregado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1999). Enquanto áreas de especialização elege as de Economia do Trabalho, Organização Industrial e Microeconometria.
Do currículo do Doutor Pedro de Portugal constam contributos pioneiros na introdução do que é conhecido pela teoria estatística da duração, ao estudo dos problemas de desemprego e tempo de vida das empresas, numa tentativa de procurar esclarecer questões centrais no âmbito da problemática e do debate que vêm ocorrendo na esfera da economia do trabalho, da organização industrial e da política pública. Vários trabalhos publicados de 1987 até ao presente, quer em revistas prestigiadas quer em livros temáticos, dão testemunho claro do seu espírito inovador, competência científica e capacidade de investigação.
O seu currículo revela igualmente uma larga experiência docente, quer no domínio da economia pública e dos recursos humanos quer da econometria, a nível de licenciatura e de pós-graduação e em várias Universidades: Porto, Minho, Carolina do Sul e Católica Portuguesa.
Em resumo, considera-se que o curriculum vitae do Doutor José Pedro de Portugal Dias revela que ele possui claramente a competência, capacidade científica e uma experiência docente como investigador e profissional que plenamente justificam a sua contratação como professor associado convidado da FEUNL.
Nestas condições, a comissão coordenadora do conselho científico decidiu, por unanimidade, aprovar a proposta de contratação como professor associado convidado da FEUNL do Doutor José Pedro de Portugal Dias.
19 de Setembro de 2002. - O Presidente do Conselho Científico, José António Brito da Silva Girão.
16 de Dezembro de 2002. - A Secretária, Maria de Fátima dos Santos Viegas.