Portaria 1761/2002 (2.ª série). - Louvo o coronel do Serviço de Administração Militar (NIM 36607062) Eurico Rodrigues Longo pela forma excepcionalmente competente, entusiasta, eficiente e eficaz como desde Outubro de 1997 tem desempenhado as funções de director do Centro de Apoio Social do Porto (CAS-PORTO), como unidade operacional, que é, do Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA).
Assumiu as suas funções num período de transição e de estudos e projectos para instalar o IASFA no Porto. As mudanças de instalações, as adaptações e as constantes alterações de rumo e de decisões marcaram o exercício das suas funções, revelando serenidade, espírito prático, invulgar capacidade de análise de situações complexas, extraordinário discernimento, aliados a notáveis bom senso e ponderação, de onde resultaram decisões adequadas e oportunas, em situações por vezes delicadas e que muito contribuíram para a conclusão das novas instalações do CAS-PORTO, IASFA.
Igualmente de realçar é a forma muito ponderada e o espírito de missão com que se entregou, através de uma acção esclarecida e persistente, durante o último ano à organização processional dos processos para concursos de fornecimento de material e equipamentos, bem como às análises técnicas consequentes e pareceres apresentados ao conselho de direcção, visando decisões correctas e em tempo útil, contribuindo para a consistência da acção de quem dirige o IASFA e para a defesa dos interesses dos seus beneficiários.
Dotado de grande espírito de iniciativa, notável capacidade de trabalho, inexcedível disponibilidade para o serviço, elevado espírito de colaboração e sentido das responsabilidades, promoveu e coordenou todo um conjunto de trabalhos no Quartel do Bom Pastor, onde finalmente o IASFA tem instalações dignas, através de medidas práticas cujos significado e alcance são visíveis e que garantem a sua utilização e continuação no futuro próximo.
A estas notáveis qualidades, o coronel Longo alia os importantes atributos morais e dotes de carácter, integridade e coragem moral, os quais assumiu em diversas circunstâncias da sua vida militar, paralelamente com o cumprimento integral e totalmente empenhado das decisões que foram tomadas, tendo-se constituído como um importante e valioso colaborador do conselho de direcção do IASFA.
Quando são inauguradas as instalações do CAS-PORTO o coronel Rodrigues Longo, com os seus trabalho e querer, coloca mais um marco na sua carreira militar e faz jus a que seja reconhecido publicamente o seu prestígio pessoal e profissional, o seu espírito de missão e de servir, a dignidade das suas atitudes sempre presentes no seu dia a dia como cidadão e como militar. Portanto, considerando-se da mais alta responsabilidade as funções que desempenhou, classificam-se como extraordinários, relevantes e distintos os serviços por si prestados e que dos mesmos resultaram honra e lustre para o IASFA, para o ramo a que pertence, o Exército, e para as Forças Armadas.
Assim:
Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Defesa Nacional, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos, por ter sido considerado ao abrigo do artigo 21.º e da alínea a) do artigo 25.º, com referência ao n.º 3 do artigo 67.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, de 20 de Dezembro de 1971, o coronel do Serviço de Administração Militar (NIM 36607062) Eurico Rodrigues Longo.
12 de Novembro de 2002. - O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas.