Portaria 1660/2002 (2.ª série). - Louvo o tenente-coronel de infantaria NIM 02326881, Mário Jorge Freire da Silva, pela forma extremamente dedicada e competente como desempenhou as suas funções no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Defesa Nacional durante cerca de dois anos.
Oficial com grande sentido das responsabilidades, revelando em permanência elevados dotes de carácter e sentido de abnegação, possuidor de muito bons conhecimentos profissionais e ainda de um trato e relacionamento muito fáceis, cedo conquistou a estima e a confiança dos seus chefes e a admiração dos seus subordinados.
De toda a sua acção, merece particular destaque a chefia da área de atendimento, relações públicas e protocolo, em que ficou bem patente a sua enorme capacidade organizativa e espírito de iniciativa, e a quem se deve grande parte do êxito que constituíram a recepção e o acompanhamento a altas entidades, cerimónias de tomada de posse e o apoio a reuniões diversas, quer do Gabinete do Ministro quer das direcções-gerais.
Como chefe da área da imagem e divulgação, e no âmbito da divulgação da defesa nacional, tem sido notável a sua acção enquanto coordenador dos stands do Ministério da Defesa Nacional em eventos dedicados à orientação profissional, como o "Fim-de-Semana da Juventude", na Lousã, e "A Feira do Livro" em Coimbra, em que as suas qualidades foram sistematicamente postas em evidência e o seu trabalho muito elogiado pelos organizadores daqueles certames.
Militar muito honesto, cultivando as virtudes da lealdade e do dever, possuidor de grande sensibilidade e cultura geral elevada, soube responder aos apelos mais difíceis feitos pelos seus superiores no campo das acções de divulgação, tendo substituído sempre com dedicação e competência o director do GCRP no seu impedimento.
Pelo atrás referido e considerando que deixa as suas actuais funções para passar a desempenhar as de comando numa perspectiva de progressão na carreira militar, é de inteira justiça classificar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas, para a defesa nacional e para o País.
Assim:
Manda o Ministro de Estado e da Defesa Nacional, nos termos dos artigos 25.º e 31.º do artigo 62.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto-Lei 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o tenente-coronel de infantaria NIM 02326881, Mário Jorge Freire da Silva.
28 de Outubro de 2002. - O Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Sacadura Cabral Portas.