A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 31/80, de 9 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços e condições para a Região Demarcada do Dão.

Texto do documento

Resolução 31/80

Considerando a elevada produção de vinho na Região Demarcada do Dão na campanha de 1979, torna-se necessária uma intervenção no sentido de retirar parte dessa produção e desse modo permitir-se a formação de preços no mercado compensadores para os produtores.

Além do motivo já assinalado, a intervenção terá também como objectivo a retirada, para queima, dos vinhos de baixa qualidade a fim de se garantir a qualidade dos vinhos desta Região Demarcada.

O Conselho de Ministros, reunido em 29 de Janeiro de 1980, resolveu:

a) Fixar para a Região Demarcada do Dão os preços e condições constantes da tabela em anexo à presente resolução e que dela faz parte integrante, a qual vigorará até 31 de Julho de 1980;

b) Determinar que o Ministério do Comércio e Turismo providencie no sentido de a Federação dos Vinicultores do Dão promover imediatamente uma intervenção de compra aos preços e nas condições da tabela referida na alínea anterior;

c) Criar uma linha de crédito até ao montante de 250000 contos e à taxa bonificada de 12% a ser utilizada pela Federação dos Vinicultores do Dão em condições a definir mediante despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e do Comércio e Turismo, para permitir o cumprimento do disposto nas alíneas anteriores.

Presidência do Conselho de Ministros, 29 de Janeiro de 1980. - O Primeiro-Ministro, Francisco Sá Carneiro.

Tabela para intervenção por compra de vinhos na Região Demarcada do Dão

(ver documento original)

NOTAS

1 - A acidez volátil será determinada pelo método de Case nave, corrigido do anidrido sulfuroso livre e expresso em gramas de acético por litro.

2 - A partir de 1 de Maio será concedida uma tolerância de 0,1 g na acidez volátil corrigida para os vinhos típicos regionais e vinhos de consumo corrente das 1.ª e 2.ª categorias.

3 - Na categoria de vinhos típicos regionais poderão ser incluí dos vinhos que revelem marcada qualidade e satisfaçam todos os condicionalismos para serem engarrafados com a respectiva de signação de proveniência regional.

4 - Os vinhos típicos regionais e os outros vinhos que venham a ser admitidos nessa categoria nos termos da nota n.º 3 serão valorizados até ao teor alcoólico volumétrico máximo de 13%.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/02/09/plain-205331.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/205331.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda