Despacho 17 164/2002 (2.ª série). - Serviços académicos. - Sob proposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 33/02, de 23 de Janeiro, aprovada a criação da licenciatura em Comunicações e Multimédia (LCM), da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, formulada de acordo com os números seguintes:
1 - Organização curricular - a LCM será estruturada em oito semestres lectivos, sendo quatro semestres de tronco comum, três semestres de especialização e um semestre de estágio, tendo a duração normal de quatro anos.
No 1.º ano existem duas disciplinas de Inglês, uma em cada semestre, para dar a possibilidade de aprendizagem desta língua aos alunos com deficiências de formação nesta matéria. O resultado da avaliação desta disciplina é expresso em termos de Aprovado ou Não aprovado.
A especialização é estruturada em dois ramos de especialização: ramo de Infra-Estruturas para a Internet e ramo de Aplicações para a Internet.
O estágio será realizado no 2.º semestre do 4.º ano (Estágio A), existindo também a possibilidade de realização de estágio também no 1.º semestre para os alunos com disciplinas em atraso (Estágio B).
Só se pode matricular na disciplina de Estágio quem tiver o tronco comum completo.
São consideradas de tronco comum todas as disciplinas das seguintes áreas científicas: Matemática (MA); Metodologias, Técnicas e Paradigmas de Programação (MTPP); Arquitecturas e Sistemas Operativos (ASO); Tecnologias da Informação (TI); Comunicações e Internet (CI); Multimédia (M); Economia, Gestão e Ciências Sociais (EGCS).
A conclusão da licenciatura obriga à obtenção de, no mínimo, 129,5 créditos, de acordo com a distribuição de áreas científicas constantes dos n.os 4.1 e 4.2, bem como à aprovação às disciplinas de Inglês Técnico I e Inglês Técnico II.
Para que um aluno se possa matricular a disciplinas de especialidade optativas (disciplinas da área científica OP) deve, no conjunto de todas as disciplinas que frequenta e das que já concluiu, cobrir todas as disciplinas de tronco comum.
Cada aluno da LCM pode inscrever-se em cada ano lectivo no número de cadeiras correspondentes a 35 unidades de crédito (UC) em que se matricule pela primeira vez e, no total, poderá inscrever-se a cadeiras que perfaçam 42 UC (primeiras inscrições e re-inscrições).
Um aluno considera-se no 2.º ano quando concluir um número de cadeiras correspondentes a 12 UC. Para passar para o 3.º ano terá de concluir cadeiras correspondentes a 44 UC. Para ser considerado como aluno do 4.º ano precisa de estar inscrito, ou em condições de se inscrever, em todas as disciplinas necessárias para terminar o curso.
Disciplina específica - Matemática.
Numerus clausus - 40 no ano inicial (a rever anualmente com base nos indicadores de procura e tendo em conta as condições de funcionamento).
2 - Cálculo da classificação final - a classificação final da LCM será obtida através da média de todas as disciplinas, com excepção das disciplinas de Inglês Técnico I e Inglês Técnico II, ponderada pelo respectivo número de créditos.
3 - Plano curricular:
(ver documento original)
4 - Áreas científicas - é em seguida apresentada a distribuição das disciplinas obrigatórias pelas várias áreas curriculares dos dois ramos da LCM. Todas as disciplinas são equivalentes a 3,5 créditos, com excepção do estágio, que equivale a 14 créditos.
4.1 - Ramo de Infra-Estruturas para a Internet:
(ver documento original)
4.2 - Ramo de Aplicações para a Internet:
(ver documento original)
A conclusão da licenciatura obriga à obtenção de, no mínimo, 129,5 créditos, de acordo com a seguinte distribuição por áreas curriculares:
Área curricular ... Créditos
Matemática ... 10,5
Metodologias e Técnicas e Paradigmas de Programação ... 17,5
Arquitecturas e Sistemas Operativos ... 14
Tecnologias da Informação ... 17,5
Comunicações e Internet ... 10,5
Multimédia ... 28
Economia, Gestão e Ciências Sociais ... 10,5
Opcionais ... 7
Estágio ... 14
Total ... 129,5
21 de Junho de 2002. - O Reitor, Fernando Rebelo.