Louvor 17/2002 - AP. - Foi publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, de 30 de Abril de 2002, a pensão definitiva de aposentação da professora, Maria Helena Serras Alves Reis Silva Freire:
Porque ao longo dos 36 de serviço desempenhou, para além das funções de professora, os mais diversificados cargos com realce para directora do CEFONA, delegada à profissionalização, orientadora de estágio do ramo educacional, membro do conselho directivo, delegada de grupo, director de instalações, co-responsável na organização das semanas das ciências de educação e do Clube de Biologia de S. Mamede.
Porque desempenhou todas estas funções e outras com elevado espírito de competência, responsabilidade, organização, criatividade, zelo e boa vontade.
Porque a menção de Excelente, que lhe foi atribuída e publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 141, de 22 de Junho de 1998, justifica a preocupação pedagógica que ao longo da sua vida profissional manifestou.
Porque a comissão pedagógica do CEFOPNA me encarregou de, em seu nome e por ser o presidente do conselho executivo da escola-sede, louvar a directora do centro pela capacidade de trabalho, iniciativa, inteligência, vitalidade e abnegação demonstradas.
E porque, como presidente do conselho executivo da Escola Secundária de Mouzinho da Silveira, em Portalegre, reconheco que a professora Maria Helena Serras Alves Reis Silva Freire, ajudou a elevar o nome desta Escola, louvo-a pelo trabalho desenvolvido ao longo de todos estes anos onde o seu elevado espírito de iniciativa, a sua capacidade de servir, e os seus dotes de bom carácter são merecedores do nosso reconhecimento.
2 de Maio de 2002. - O Presidente do Conselho Executivo, José Maria Pinheiro Moura.