Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1629/2002, de 22 de Julho

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 1629/2002. - Louvo o coronel de infantaria NIM 00072274, Manuel Diamantino Pinheiro Correia, pela forma dedicada e competente como ao longo de cerca de 11 meses comandou o contingente nacional em Timor Leste e o sector central, que integrava tropas de outras nacionalidades, tendo a sua acção de comando sido duas vezes reconhecida pelo comando da PKF.

Este oficial e os militares sob as suas ordens ficarão ligados à história recente de Timor Leste, pois foi nesse período que se realizaram as eleições para a Assembleia Constituinte e para a Presidência da República e ocorreu a sua independência formal, actos que decorreram sem incidentes e com elevada participação dos Timorenses e altas individualidades internacionais. Para tal foi fundamental a acção eficaz do contigente nacional para a criação de um estável ambiente de segurança. Acresce a tudo isto o facto de todas as tarefas terem sido cumpridas sem reforço dos meios humanos e materiais disponíveis, verificando-se, antes pelo contrário, o alargamento da área de responsabilidade, a diminuição drástica dos custos da sustentação da Força e a resolução de questões burocráticas que vinham a acumular desde o início da intervenção nacional no território. A forma exemplar como soube relacionar-se com as autoridades internacionais e com os diversos líderes timorenses, defendendo sempre o interesse nacional, e simultaneamente e acima de tudo, através da sua acção de comando, assegurando o cumprimento da missão, a disciplina e a coesão e um relacionamento bem português com as populações, foi notória e merece ser relevada.

O coronel Pinheiro Correia prestou excepcionais serviços que deram honra e lustre às Forças Armadas Portugesas e prestigiaram o País, perante 23 nações que compartilharam o apoio à comunidade timorense, pelo que a sua acção de comando deve ser considerada extraordinária, relevante e distinta.

24 de Junho de 2002. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2037709.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda