Edital 908/2002 (2.ª série). - 1 - Torna-se público que, por proposta do director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, aprovada pelo conselho científico e por despacho de 25 de Junho de 2002 do presidente do Instituto Politécnico da Guarda, se encontra aberto, pelo prazo de 30 dias a partir da data de publicação do presente edital no Diário da República, concurso documental para o recrutamento de um professor-adjunto para a área científica de Língua e Cultura Portuguesa.
2 - Ao concurso serão admitidos os candidatos que se encontrem nas condições exigidas pelo artigo 17.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, e sejam detentores do grau de mestre ou de doutor na área científica em quem é aberto o concurso.
3 - O concurso é válido apenas para o lugar mencionado, esgotando-se com o seu preenchimento.
4 - As candidaturas deverão ser formalizadas através de requerimento dirigido ao presidente do Instituto Politécnico da Guarda, com indicação dos seguintes elementos:
a) Nome completo;
b) Filiação;
c) Data e local de nascimento;
d) Número do bilhete de identidade;
e) Estado civil;
f) Residência e número de telefone;
g) Profissão;
h) Habilitações académicas com a nota final;
i) Categoria profissional e cargo que actualmente ocupa;
j) Identificação do concurso.
5 - Os candidatos deverão fazer acompanhar os requerimentos de candidatura dos seguintes documentos:
a) Cópia do bilhete de identidade;
b) Certificado do registo criminal;
c) Certificado médico comprovativo de possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função a que se candidata e de ter cumprido as leis de vacinação obrigatória;
d) Documento comprovativo de terem sido cumpridas as leis de recrutamento militar;
e) Três exemplares do curriculum vitae detalhado, numerados e rubricados e quaisquer documentos relevantes para a apreciação de candidatura;
f) Certidões comprovativas das suas habilitações académicas, donde conste a classificação final.
6 - É dispensada a apresentação dos documentos referidos nas alíneas b), c) e d) do n.º 5 aos candidatos que declarem nos respectivos requerimentos, em alíneas separadas, sob compromisso de honra, a situação precisa em que se encontram relativamente ao conteúdo de cada uma das alíneas.
7 - A seriação dos candidatos será efectuada em conformidade com os critérios aprovados em conselho científico de 15 de Maio de 2002 e de acordo com a seguinte expressão:
Nota final=0,40 Cpe+0,60 Cci
onde:
Cpe=currículo pedagógico;
Cci=currículo científico.
7.1 - Para a análise do currículo pedagógico (Cpe) são considerados os seguintes aspectos:
a) Experiência docente em instituição do ensino superior na área em que é aberto o concurso;
b) Experiência docente em disciplinas de Português para fins empresariais;
c) Elaboração de material pedagógico de Português para fins empresariais;
d) Participação em órgãos e acções de natureza pedagógica.
7.2 - Para análise do currículo científico (Cci) são considerados os seguintes aspectos, desde que pertencentes à área científica do concurso:
a) Participação em congressos, conferências e seminários;
b) Apresentação de comunicações em congressos, conferências e seminários;
c) Publicações de carácter científico;
d) Acções de formação complementares;
e) Formação académica.
8 - Se o júri entender ser necessário, poderá ser realizada uma entrevista individual aos candidatos, que servirá para esclarecer dúvidas sobre a prova documental produzida.
9 - O júri do concurso terá a seguinte composição:
Presidente - Doutor José Júlio Esteves Pinheiro, professor-coordenador de nomeação definitiva da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda.
Vogais:
Mestre José Filipe Nunes Pereira Saraiva, professor-adjunto de nomeação definitiva da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda.
Mestra Ana Margarida Godinho Fonseca, professora-adjunta de nomeação definitiva da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.
10 - Os processos de candidatura podem ser entregues na secção de expediente do Instituto Politécnico da Guarda ou enviados pelo correio, com registo e aviso de recepção, para a Avenida do Dr. Francisco Sá Carneiro, 50, 6300-559 Guarda.
27 de Junho de 2002. - O Presidente, Jorge Manuel Mendes.