Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 24 de Maio de 1978. - O Director-Geral Adjunto, Paulo Ennes.
Ver documento original em língua inglesa
N.º 275 Lisboa, 31 de Outubro de 1977.Excelência:
Tenho a honra de me referir ao acordo por troca de notas de 22 e 25 de Maio de 1953 entre os nossos dois Governos relativamente ao seguro e garantias de investimentos do Governo dos Estados Unidos.
O Governo dos Estados Unidos tem o prazer de informar que, se o Governo de V. Ex.ª estiver de acordo, os programas de incentivo ao investimento autorizados pelo citado acordo e agora executados pela Overseas Private Investment Corporation poderão ser retomados, relativamente a actividades autorizadas pelas competentes autoridades portuguesas.
O meu Governo tem ainda o prazer de comunicar que não interpreta as disposições do referido acordo relativas à sub-rogação dos Estados Unidos como significando que o Governo Português fica responsável até ao montante pago ao abrigo de tal seguro ou garantias. Mais é entendimento do meu Governo que o montante da responsabilidade do Governo Português, se existir, no que respeita a qualquer reclamação a que o Governo dos Estados Unidos da América possa estar sub-rogado, de acordo com o subparágrafo A do citado acordo, basear-se-á na lei portuguesa, nas leis ou acordos internacionais aplicáveis e nos termos de quaisquer arranjos subscritos pelo Governo Português relativos ao investimento a que se refere a reclamação.
Se esta proposta e este entendimento forem aceitáveis para o Governo Português, sugere-se que V. Ex.ª responda por nota.
Aceite, Excelência, as seguranças da minha mais alta consideração.
Lisboa, 10 de Novembro de 1977.
Excelência:
Tenho a honra de acusar a recepção da nota n.º 275, de 31 de Outubro último, do seguinte teor:
Ver documento original em língua inglesa
Em resposta, tenho a honra de informar de que o Governo Português dá a sua concordância à proposta de V. Ex.ª, constituindo a nota de V. Ex.ª em referência e a presente nota um acordo entre os nossos dois Governos.Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha mais elevada consideração.
Mário Soares.