Louvor 1601/2002. - Louvo o coronel de transmissões engenheiro NIM 18269174, João Miguel de Castro Rosas Leitão, pela forma dedicada e competente como ao longo de três anos tem vindo a desempenhar as funções de chefe da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicações da Direcção-Geral de Infra-Estruturas.
Oficial inteligente e perspicaz, detentor de sólidos conhecimentos técnico-profissionais, permanente espírito de bem servir e espírito de missão, tem sido um colaborador fundamental no estudo e preparação de informação adequada ao apoio da tomada de decisões que se têm mostrado ajustadas aos interesses da defesa nacional.
De entre as tarefas que lhe foram cometidas apraz-me registar a forma empenhada e conhecedora como tem vindo a coordenar e assegurar a representação externa do Ministério da Defesa Nacional, tanto no País como no estrangeiro, de que saliento o conselho consultivo do Instituto das Comunicações de Portugal, a Comissão de Planeamento de Comunicações de Emergência e o Subcomité de Redes de Comunicações da Organização de Consulta, Comando e Controlo da NATO.
Também é de salientar a acção esclarecida com que tem dirigido a preparação de diversos projectos, sob a responsabilidade da divisão que chefia, nomeadamente o sistema de socorro e segurança marítima.
A par das qualidades profissionais evidenciadas, o coronel Rosas Leitão demonstrou em elevado grau virtudes de carácter e de lealdade e, no plano das relações humanas, praticou e fomentou uma sã e franca camaradagem que muito contribuiu para um salutar ambiente de trabalho.
Pelo que aqui fica expresso, é muito grato ao director-geral de Infra-Estruturas reconhecer publicamente as excelentes qualidades pessoais e profissionais patenteadas pelo coronel Rosas Leitão e considerar os serviços por si prestados como relevantes e distintos dos quais resultaram brilho para a Defesa Nacional.
20 de Junho de 2002. - O Director-Geral, Manuel da Cunha Rêgo.