Despacho (extracto) n.º 13 163/2002 (2.ª série). - Por despacho de 13 de Maio de 2002 do vice-reitor da Universidade do Porto, por delegação:
Doutora Helena Costa Gomes de Araújo - nomeada definitivamente professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação desta Universidade, com efeitos a partir de 19 de Março de 2002. (Não carece de visto do Tribunal de Contas. Não são devidos emolumentos.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho.
A Prof.ª Doutora Helena Costa Gomes Araújo vem desenvolvendo durante os últimos cinco anos uma obra de considerável importância no domínio do Grupo de Ciências da Educação da FPCE-UP.
No que diz respeito a actividade docente, verificamos que a Prof.ª Doutora Helena Araújo tem sido, durante os últimos cinco anos, responsável e docente de disciplinas quer na licenciatura em Ciências da Educação da FPCE-UP, quer do mestrado em Ciências da Educação da mesma Faculdade.
As publicações de trabalhos científicos (entre 1977 e 2002) da candidata à nomeação definitiva mostram uma obra importante em desenvolvimento, isto é, tanto os livros como os artigos publicados trabalham, com bastante determinação e muito rigor, aspectos diversos de questões relacionadas com educação, género e cidadania.
A Prof.ª Doutora Helena Araújo tem promovido, como investigadora responsável, em anos recentes, vários projectos de investigação (quer ao nível nacional, quer ao nível europeu). Além dos bons resultados obtidos, é de realçar os espaços de divulgação e debate que esses projectos têm proporcionado, especialmente através da realização de encontros internacionais e nacionais.
Além das actividades científicas acima mencionadas, também é de sublinhar uma actividade importante pela parte da candidata à nomeação definitiva em júris (quer como membro, quer como arguente) e em painéis de avaliação para atribuição de bolsas no âmbito do Programa Práxis XXI da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
De sublinhar é o trabalho de gestão que realizou entre 1995 e 2000 como presidente do conselho directivo da FPCE-UP e que resultou na produção de políticas institucionais, administrativas e culturais importantes para o desenvolvimento da Faculdade.
Em síntese é de realçar de uma forma genérica a importância e qualidade de actividade da candidata nos diferentes domínios de que o seu relatório é testemunho, por isso, o plenário dos professores catedráticos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto aprovou por unanimidade a sua nomeação definitiva como professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
19 de Abril de 2002. - O Presidente do Conselho Científico, Joaquim Bairrão Ruivo.
17 de Maio de 2002. - O Director de Serviços de Pessoal e Expediente, Arnaldo Azevedo.