Despacho (extracto) n.º 12 814/2002 (2.ª série). - Por despacho de 17 de Abril de 2002 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, proferido por delegação de competências:
Doutora Maria Ramos Lopes Gomes da Silva - autorizado o contrato administrativo de provimento na categoria de professora auxiliar convidada, da disciplina de Patologia Médica (Hematologia), a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por urgente conveniência de serviço e em acumulação, a partir de 21 de Abril de 2002, por um ano. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 15.º do ECDU publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
A Doutora Maria Ramos Lopes Gomes da Silva efectuou a sua carreira académica com classificações máximas em todas as provas de avaliação.
Actualmente é especialista em hematologia clínica do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil.
Doutorou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, em 1997, obtendo a classificação de Muito bom com distinção e louvor, por unanimidade.
Em termos de actividade docente, a Doutora Maria Ramos Lopes Gomes da Silva foi monitora voluntária da cadeira de Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina de Lisboa em dois anos lectivos.
Participou como docente voluntária no ensino da cadeira de Medicina II, Hematologia, na Faculdade de Ciências Médicas no ano 1997.
Tem participado em acções de formação pós-graduada, com referência ao curso de mestrado em Biologia Celular e Molecular Humana (1997).
Participou em sessões clínicas promovidas por vários hospitais portugueses.
Foi bolseira da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica de Novembro de 1987 a Abril de 1989 e da Fundação Calouste Gulbenkian de 1991 a 1994, com a qual realizou um projecto de investigação na Universidade de Connecticut e na Universidade do Nevada (EUA).
Foi também bolseira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, desde 1993.
A Doutora Maria Gomes da Silva possui, ainda, um currículo de investigação excepcional.
É co-autora de 29 comunicações, a quase totalidade em congressos e reuniões científicas internacionais, sobre oncologia e hematologia.
É autora ou co-autora de 13 publicações, na quase totalidade (uma excepção) publicadas em revistas internacionais de oncologia e hematologia.
O conselho científico, com base nos pareceres elaborados pelos Profs. Doutores João Francisco Martins Correia, Jorge Manuel de Oliveira Soares e António Braz da Silva Parreira, na sua reunião de 20 de Fevereiro de 2002, deliberou convidar a Doutora Maria Ramos Lopes Gomes da Silva para exercer as funções de professor auxiliar convidado desta Faculdade.
A Vice-Presidente do Conselho Científico, Maria da Graça Morais.
13 de Maio de 2002. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.