Louvor 842/2002. - Considerando o importante papel desempenhado pelos efectivos de todos os corpos de bombeiros sediados no distrito, não quero deixar de louvar a abnegada e profícua acção por aqueles desenvolvida, de forma desinteressada, em prol do próximo e da causa da solidariedade no distrito.
Misto de coragem e de elevado profissionalismo, é, na verdade, com justificada propriedade que podemos afirmar que os bombeiros do distrito sempre têm sabido pautar a sua meritória acção pelo renovado e incessante espírito de missão com que, no dia a dia, encaram e abordam as mais diversas e complicadas situações.
A prontidão e disponibilidade permanente, o destemor, o esforçado e esclarecido empenho, a serenidade, a eficácia e o espírito de sacrifício que, a cada momento e perante a adversidade, evidenciam são o inegável garante do vigor e tenacidade com que, sem desfalecimentos, se entregam à causa solidária de proteger pessoas e bens.
Os relevantes serviços prestados e o inestimável contributo dado à segurança no distrito e à protecção e socorro de pessoas e bens justificam, pois, que a todos os corpos de bombeiros do distrito seja conferido reconhecimento e testemunho público de elevada estima e gratidão.
2 de Abril de 2002. - A Governadora Civil, Maria António Correia Lourenço.