Louvor 841/2002. - Pelo meritório e frutuoso trabalho que, à causa da segurança no distrito, tem vindo a dedicar, de forma abnegada e incessante, louvo o grupo territorial da Guarda Nacional Republicana do distrito de Santarém, englobando, neste justo reconhecimento, todos os seus destacamentos territoriais e unidades sediadas na área do distrito, assim como também a Brigada de Trânsito da GNR (Grupo Regional de Trânsito e Destacamento de Trânsito).
A permanente prontidão e disponibilidade e o elevado espírito de solidariedade que tanto o grupo territorial da GNR como a Brigada de Trânsito da GNR de Santarém sempre colocam no desempenho e complexidade das suas missões, constituem, de maneira eficaz e incontornável, o garante da segurança, da tranquilidade e bem-estar das populações que, tão denodadamente, servem.
Tais atributos, aliados à grande dedicação, capacidade de diálogo e espírito de missão dos seus homens, fazem com que, nos conturbados dias de hoje, em que, a cada instante, novos e difíceis desafios se levantam, a GNR Territorial e a Brigada de Trânsito do Distrito de Santarém tenham sabido, no âmbito da sua nobre e importante acção, granjear o respeito e a admiração de todos.
Pelo elevado contributo que dão à "coisa" pública e à segurança no distrito, confere-se, pois, testemunho público de elevado apreço ao grupo territorial da GNR de Santarém e à Brigada de Trânsito da GNR de Santarém, destacando-se-lhes os inestimáveis serviços que prestam, considerados relevantes e distintos.
2 de Abril de 2002. - A Governadora Civil, Maria António Correia Lourenço.