Louvor 840/2002. - Para que conste e por me parecer de elementar justiça, louvo a Polícia de Segurança Pública do distrito de Santarém pelo elevado contributo que a instituição tem vindo a dar à causa da segurança, envolvendo, neste justo reconhecimento, todas as suas unidades sediadas na área do distrito.
Constantemente preocupada com a segurança e bem-estar das populações que constituem a razão de ser da sua meritória acção, a PSP, em todas as situações, tem sabido, de forma empenhada, esclarecida, dialogante, serena e sensata, levar a bom termo a sua nobre e complexa missão, conquistando o respeito e a consideração de todos.
Atentos aos novos desígnios da modernidade, especialmente dinâmicos e dedicados no combate à criminalidade e sem nunca descurarem os superiores interesses das populações que, tão corajosa e afincadamente, servem, os elementos da PSP do distrito de Santarém têm vindo, na verdade, a desenvolver, com grande eficácia e inexcedível zelo e espírito de missão, profícua e louvável acção, de que muito têm beneficiado os cidadãos do distrito, que, deste modo, vêem garantidos valores tão importantes como são a sua segurança, tranquilidade e bem-estar.
Os relevantes e inestimáveis serviços prestados à causa e segurança públicas, justificam, pois, que à PSP do distrito de Santarém seja conferido reconhecimento e testemunho público de elevado apreço e gratidão.
2 de Abril de 2002. - A Governadora Civil, Maria António Correia Lourenço.