Portaria 612/2002 (2.ª série). - Louvor o major de artilharia NIM 15369685, João Luís Morgado Silveira, pela forma competente, dedicada e responsável como desempenhou as funções de ajudante de campo.
No âmbito das suas funções, distinguiu-se como um notável colaborador quer pelo acompanhamento, quer pelo claro domínio do conhecimento dos variados assuntos relativos aos actos formais, sessões solenes e visitas oficiais a que tem estado ligada a minha acção governativa. A sua capacidade de organização, de previsão e planeamento foram fundamentais para a consecução das várias e importantes tarefas de preparação dos eventos ministeriais que lhe competiram, demonstrando também aptidão para bem servir e espírito de sacrifício e contribuiu de forma significativa para o sucesso das actividades protocolares do Ministro da Defesa.
A preparação das viagens, especialmente as no âmbito da minha participação nas reuniões da EU, CPLP, OTAN e visitas do Ministro da Defesa Nacional em que o planeamento e conduta logística estiveram a seu cargo, decorreram sempre da melhor forma, mercê de uma boa capacidade de antevisão e desembaraço para a resolução dos potenciais problemas, contribuindo assim para a plena consecução dos objectivos desses eventos.
Das variadas tarefas que lhe foram cometidas é de salientar o zelo e a dedicação demonstrada como responsável pela manutenção e obras nas infra-estruturas do meu Gabinete, destacando-se aqui a remodelação das salas de jantar e sala de visitas de forma a preservar e melhorar as condições de funcionalidade. Como oficial de segurança do Gabinete teve sempre uma cuidadosa e diligente acção, nomeadamente na activação dos processos de credenciação, controlo de acessos e salvaguarda de documentos e instalações, aspecto que veio a revelar-se de preocupação central face à necessidade de implementação de medidas de segurança extraordinárias na sequência dos atentados terroristas de 11 de Setembro aos EUA.
Como responsável pela gestão do pessoal administrativo da recepção do Gabinete, dos motoristas e da minha segurança pessoal, foi importante a sua acção na garantia do zelo, aprumo, imagem e bem-estar de todo o pessoal envolvido, propondo, em tempo e de forma racional, as medidas adequadas à correcta administração dos recursos humanos e materiais para o cabal e indispensável decurso destas actividades.
A personalidade do major Silveira engloba todo um conjunto de atributos pessoais, de que se destacam um elevado sentido do dever, a lealdade, a inteligência, o sentido de responsabilidade e disciplina apurados, próprios de um oficial de Exército de elevada craveira, cujo desempenho profissional denota também um esforço pessoal e uma permanente disponibilidade a toda a prova.
Oficial possuidor de elevados conhecimentos profissionais, mercê de uma sólida formação académica e de estado-maior, que lhe permitiu uma participação activa nos assuntos em curso no meu Gabinete, simultaneamente com o desempenho de funções docentes no Instituto de Altos Estudos Militares em regime de acumulação sem que esta última responsabilidade, de particular exigência interferisse no modo eficiente e eficaz como desempenhou a sua missão primária.
Cultivando em todo o seu relacionamento pessoal uma forma peculiar de simpatia e tratamento afável, e praticando em elevado grau as virtudes da lealdade e honestidade, torna-se particularmente grato ao Ministro da Defesa Nacional reputar o major Silveira de excelente oficial e de qualificar os seus serviços como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou lustre e honra para as Forças Armadas e para a Defesa Nacional.
Assim, manda o Ministro da Defesa Nacional, nos termos da alínea a) do artigo 25.º, do n.º 1 do artigo 62.º, e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto-Lei 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o major de artilharia NIM 15369685, João Luís Morgado Silveira.
13 de Março de 2002. - O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena.