Despacho 6918/2002 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, de 27 de Dezembro de 2001, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 8 de Fevereiro de 2001:
Henrique Manuel Maia Serpa de Vasconcelos - reconduzido por um quinquénio no exercício das funções de professor auxiliar convidado, além do quadro, com efeitos a partir de 2 de Janeiro de 2002. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
1 - O relatório refere-se à actividade pedagógica e científica do Prof. Henrique Vasconcelos durante o período de 1996 a 2001 e a sua apreciação será feita de acordo com os termos dos artigos 20.º e 25.º do ECDU, pelo que serão tidos em conta os seguintes factores: competência, aptidão pedagógica e actualização e actividade científica e de investigação, bem como participação em actividades de pós-graduação.
2 - O relatório apresentado pelo Prof. Henrique Vasconcelos está elaborado por forma a responder aos preceitos legais, sendo completa a documentação apresentada. A organização dos assuntos é cuidadosa e clara, facilitando, por isso, a tarefa do relator.
3 - Quanto aos factores de apreciação, acima enumerados, o relatório apresenta a actividade lectiva do Prof. Henrique Vasconcelos durante os cinco anos, indicando os cursos de que foi responsável e que leccionou e outras actividades pedagógicas em que participou. A competência, a aptidão pedagógica e a actualização estão bem patentes na organização dos materiais de trabalho na definição e aplicação dos métodos pedagógicos e no rigor e preocupação que coloca na abordagem dos temas. Colaborou na elaboração de publicação de materiais pedagógicos que serviram ou servem de suporte à actividade lectiva.
4 - Em relação à participação em trabalhos de investigação, o Prof. Henrique Vasconcelos continua a sua actividade de investigação no quadro do CISEP, onde tem desenvolvido trabalhos na área da economia do sector do comércio e dos serviços. É nesta área também que se tem verificado a sua colaboração em actividades de pós-graduação, bem como em conferências nacionais e internacionais.
5 - Concluída a análise dos factores de apreciação constantes dos artigos 20.º e 25.º do ECDU, há ainda a acrescentar a sua participação, enquanto representante do ISEG, no projecto Observatório do Comércio, onde tem coordenado o apoio técnico-científico aos trabalhos e estudos realizados e tendentes à observação e análise da evolução do sector.
6 - Considerando todos os elementos que foram objecto de análise e sobre os quais emito uma opinião muito positiva, sou de parecer que se encontram reunidas todas as condições para que o contrato, como professor auxiliar convidado, de Henrique Vasconcelos seja prolongado para o próximo quinquénio.
O Relator, Manuel Victor Moreira Martins, professor catedrático.
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º dpublicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
Conheço as actividades lectivas e de investigação que o Prof. Henrique Vasconcelos tem desenvolvido no Instituto Superior de Economia e Gestão nos últimos cinco anos, actividades que tenho acompanhado como colega com quem partilho algumas preocupações de natureza pedagógica. Conheço melhor essas actividades, que acompanho mais de perto, desde 1999, quando este docente começou a desenvolver trabalho de preparação das disciplinas de Economia Aplicada (I e II), de que eu seria nomeado responsável, tendo o Prof. Henrique Vasconcelos sido um elemento activo na preparação destas novas disciplinas. É pois nesta qualidade que posso emitir parecer mais fundamentado.
Reconheço como trabalho de grande qualidade o que o Prof. Henrique Vasconcelos tem realizado nas disciplinas de Economia Aplicada, quer na fase de preparação do lançamento destas disciplinas do 1.º ano do curso da licenciatura em Economia, quer no decurso do seu funcionamento quer, numa fase mais recente, de análise crítica dos seus conteúdos e programação e consequente ajustamento de programa e métodos pedagógicos. Em todas estas fases foi importante a participação do Prof. Henrique Vasconcelos na identificação dos grandes objectivos e princípios orientadores destas disciplinas e na sua concretização em termos de conteúdos programáticos e métodos pedagógicos. Para tal muito contou, para além das suas conhecidas qualidades pessoais, boa preparação científica, interesse nos assuntos da didáctica da economia e qualidades pedagógicas, a experiência acumulada de investigação aplicada e de ensino em anos mais avançados e em áreas (de Economia Portuguesa e Europeia e também, de certo modo, de Avaliação de Projectos) que se aproximam, em termos de conteúdos e ou de métodos, do que actualmente se ensina em Economia Aplicada.
Os princípios orientadores das disciplinas de Economia Aplicada, que considero de grande importância na formação dos licenciados em Economia pelo ISEG, exigem um tipo de ensino que só poderá ser bem realizado com docentes experientes, com trabalho já realizado na vida profissional de economista ou com investigação aplicada em Economia. As características do Prof. Henrique Vasconcelos são, neste aspecto, as mais indicadas para um ensino de qualidade nestas disciplinas.
Deve também dar-se o devido relevo à forma como tem conseguido conciliar, de uma forma adequada, a investigação (como economista/investigador do CISEP, nos trabalhos que realiza no âmbito do Observatório do Comércio) e o ensino (na disciplina de Economia da Distribuição, num curso de pós-graduação do ISEG). Penso que este tipo de trabalho, conjugando a investigação com o ensino, e dele dar visibilidade para o exterior da Escola, é uma das formas de participação que se espera de um professor com o estatuto de convidado numa instituição universitária.
Pelas qualidades pessoais que o Prof. Henrique Vasconcelos tem evidenciado e pela experiência, interesse e competência que tem revelado, emito uma opinião muito favorável sobre as suas actividades como professor convidado do ISEG nos últimos anos. E considero que há toda a vantagem para o ISEG em continuar a contar com a sua participação como professor desta Escola nos mesmos termos em que o tem feito até hoje.
O Relator, José António Correia Pereirinha, professor associado.
12 de Março de 2002. - O Presidente do Conselho Directivo, António Mendonça.