Louvor 57/2002. - O Dr. Joaquim Dias Rebelo exerceu as funções de presidente do conselho directivo da então Escola Secundária de Moimenta da Beira durante 19 anos.
É reconhecida por todos a sua capacidade de liderança, pois sempre soube, com perspicácia, aglutinar vontades, gerir conflitos, dinamizar projectos e mobilizar a comunidade educativa para a dimensão do futuro.
São de realçar as suas qualidades profissionais e humanas, que, associadas a um enorme sentido de tolerância e de respeito por todos, à capacidade em criar consensos e congregar vontades, demonstram um estar na vida e na profissão que em muito excedeu o que lhe seria exigível, enquanto professor.
A sua acção, bastante diversificada, não se confinou apenas à Escola, mas abrangeu o meio social onde se inseria, nomeadamente ao nível da comunicação social (rádio, imprensa e teatro) e das associações culturais.
Por ser reconhecido por toda a comunidade como personalidade marcante da educação e por se tratar de um desejo claramente assumido pela Câmara Municipal, pelo conselho pedagógico, pela associação de pais e encarregados de educação, bem como pela Associação de Estudantes da Escola, foi aceite o seu nome para patrono da Escola Secundária de Moimenta da Beira, passando, esta, a denominar-se Escola Secundária Dr. Joaquim Dias Rebelo.
Por estas razões, pelas qualidades profissionais e humanas que evidenciou nos 33 anos de serviço dedicados, exemplarmente, à causa da educação, louvo o professor Joaquim Dias Rebelo.
4 de Janeiro de 2002. - O Director Regional, Jorge Martins.