Louvor 56/2002. - O director pedagógico da Escola Evaristo Nogueira, Dr. Manuel de Almeida e Sousa, faleceu em 25 de Março de 2000.
Ao longo de uma carreira de 24 anos como profissional da educação, desde a Escola Secundária de Seia, passando pelas Escolas Preparatórias de Seia, onde foi membro do conselho directivo, do Sabugal, de Loriga, de Sesimbra, da Covilhã, de Rio Maior e de Oliveira do Hospital, até à Escola Evaristo Nogueira, onde desempenhou as funções de director pedagógico desde o ano lectivo de 1991-1992;
Exercia o cargo de delegado regional da AEEP - Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular, fazendo também parte da direcção nacional desta Associação.
Como cidadão, difundiu sempre os seus ideais, visando a construção de uma sociedade democrática, de paz e justiça social, através da colaboração em diferentes órgãos, nomeadamente presidente da assembleia municipal do concelho de Seia, presidente da Junta de Freguesia de Torroselo, presidente da assembleia geral do Rancho Folclórico de Seia, membro da assembleia geral dos Bombeiros Voluntários de São Romão, membro do conselho fiscal da Casa de Repouso de Folhadosa, subdirector do jornal Notícias da Serra, colaborador permanente em jornais locais e regionais, entre outros.
Distinguiu-se sempre pela sua dedicação e competência.
As suas elevadas qualidades humanas e pedagógicas e a sua notável formação técnica e cultural fizerem-no merecedor da consideração e apreço de todos quantos consigo privaram, pelo que nos apraz conceder-lhe, a título póstumo, público louvor.
17 de Janeiro de 2002. - O Director Regional, Rui Alberto Nunes dos Santos.