Louvor 30/2002. - Louvo o major-general NIM 06519567, Alfredo Correia Mansilha Assunção, pelo modo excelente como desempenhou o cargo de chefe do Estado-Maior da Força de Manutenção de Paz da UNTAET de Dezembro de 2000 a Dezembro de 2001.
No exercício específico destas funções teve um papel fundamental na organização do Quartel-General da Força e contribuiu significativamente para o cumprimento da missão a ela atribuída.
Em complemento ao seu excelente trabalho naquele Quartel-General, foi um elemento chave em vários comités civis/militares de importância estratégica na administração da UNTAET, onde a sua capacidade organizacional, clareza de pensamento e facilidade de comunicação contribuíram decisivamente para o sucesso do seu desempenho.
As suas qualidades pessoais de dedicação, lealdade, honestidade, capacidade de liderança e profissionalismo granjearam-lhe o respeito e a admiração de todos os elementos da força de manutenção de paz.
Como representante do CEMGFA no teatro de operações, o major-general Assunção estabeleceu e manteve uma atitude de relacionamento, coordenação e cooperação exemplares com o contingente nacional destacado no território e defendeu sempre, em todas as instâncias e junto das entidades a que teve acesso, as posições e os interesses de Portugal.
Pelo modo excelente como pautou o seu desempenho e como cumpriu a missão atribuída, dando crédito à PKF e a Portugal, merece ser distinguido com público louvor e os seus serviços considerados relevantes e distintos.
17 de Dezembro de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.