Despacho 22 464/2001 (2.ª série). - Por despacho de 28 de Agosto de 2001 do reitor da Universidade de Coimbra:
Doutor José Pedro de Matos Paiva, professor auxiliar além do quadro da Faculdade de Letras desta Universidade - nomeado definitivamente na mesma categoria, com efeitos a 26 de Julho de 2001.
Relatório do conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre a nomeação definitiva do Doutor José Pedro de Matos Paiva para professor auxiliar do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
O Doutor José Pedro de Matos Paiva apresentou ao conselho científico um relatório referente à actividade por si desenvolvida como professor auxiliar ao longo do quinquénio de 1996-2001, o qual dá testemunho de diversificada e altamente qualificada actividade pedagógica, científica e de inserção da universidade na sociedade envolvente.
Com efeito, ao longo do referido período, o Doutor José Pedro de Matos Paiva leccionou um conjunto de quatro cadeiras diferentes, dos planos curriculares da licenciatura, mestrado e pós-graduação. Três destas disciplinas têm por centro a História da Cultura e a História da Igreja, dando o sentido da sua especialização, e uma outra, integrada no curso de Ciências Documentais, centrada sobre Informática para Arquivos, denota uma sub-especialização de que têm aproveitado, para além dos seus alunos, os colegas que têm recorrido a este seu saber, numa explicitação de capacidade de relacionamento que lhe é bem reconhecida. Saberes e qualidades humanas que se espelham igualmente no facto de associações como a Association for History and Computing ou o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa o terem acolhido como um dos seus membros ou o Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o contar entre os seus investigadores.
Ao mesmo tempo que leccionou as matérias referidas, a sua especialização permitiu-lhe colaborar com a Universidade Católica Portuguesa, em 1999, ministrando parte de um curso de História da Igreja e das Instituições Religiosas - Época Moderna, integrado no 1.º curso de Técnicos-Adjuntos de Arquivo - variante de Arquivos Religiosos. As suas qualidades pedagógicas e de relacionamento permitiram-lhe, ao mesmo tempo, que fosse convidado a prestar serviço no Instituto Superior Bissaya Barreto ao longo dos anos de 1996 a 2000, onde leccionou a cadeira de História Económica e Social.
Durante o mesmo quinquénio, o Doutor José Pedro de Matos Paiva elaborou 23 trabalhos de natureza científica, os quais se encontram quase todos publicados, estando os restantes entregues aos responsáveis pela sua edição, e que abrangem livros, artigos, catálogos e bibliografias. Para além da edição da sua dissertação de doutoramento, intitulada "Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas: 1600-1774", publicou diversos artigos e colaborou em obras colectivas, de que destacamos as referentes ao catálogo de exposição e bibliografia do Padre António Vieira, ao tempo das comemorações do 3.º centenário da sua morte, tendo sido comissário e redactor de textos, quanto à exposição, e coordenador científico, no referente à bibliografia; colaborou com profusão, por outro lado, no Dicionário de História Religiosa de Portugal e na História Religiosa de Portugal, obras dirigidas por Carlos Moreira de Azevedo, de que se encontram já publicados diversos volumes; e colaborou, igualmente, no tomo VI da Nova História de Portugal, obra dirigida por Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, sendo o referido volume coordenado por António de Oliveira. Um dos artigos encontra-se publicado em língua italiana e um outro pertence a um volume de homenagem. Colaborações múltiplas a espelharem, naturalmente, o envolvimento científico e o relacionamento com instituições e individualidades exteriores à sua escola, o que não pode deixar de explicitar o reconhecimento da qualidade e novidade da sua investigação, cujas características se notam igualmente através de 19 participações em conferências, colóquios, congressos e estágios. Do conjunto das intervenções, oito foram realizadas em Pádua, Veneza, Nápoles, Paris, Berlim, Budapeste, Burgos, Tenerife e São Paulo, o que lhe permitiu, certamente, difundir fora do País resultados da sua investigação e contrastar ideias, atitude indispensável à renovação e actualização. Saber actualizado e renovado que lhe permitiu, por outro lado, co-orientar uma dissertação de doutoramento, inscrita no Departamento de História da Universidade de São Paulo, e dirigir três dissertações de mestrado, em vias de conclusão, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Durante o mesmo período, argumentou ainda três teses de mestrado nas Universidades do Porto e Nova de Lisboa.
A competência, capacidade de trabalho e de iniciativa do Doutor José Pedro de Matos Paiva revelam-se ainda na coordenação ou aconselhamento de projectos científicos, os quais, ao longo dos últimos cinco anos, se distribuem por sete itens do seu relatório.
Para além destas actividades, o Doutor José Pedro de Matos Paiva exerceu ainda diferentes cargos de gestão de natureza científico-pedagógica dentro da Faculdade de Letras.
A vasta actividade de docência, investigação e de empenhamento na inserção da Universidade no meio envolvente desenvolvida pelo doutor José Pedro de Matos Paiva ao longo do quinquénio de 1996-2001, revela um docente e investigador actualizado, activo, empenhado no serviço da escola a que pertence e com altas qualidades de relacionamento dentro e fora do País.
Pelas razões expostas, e tendo presente o parecer formulado pelos dois professores para o efeito nomeados, nos termos do Estatuto da Carreira Docente Universitária, o conselho científico, em reunião de 19 de Julho de 2001, foi, unanimemente, de parecer favorável a que o Doutor José Pedro de Matos Paiva seja nomeado, a título definitivo, professor auxiliar do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
20 de Julho de 2001. - O Presidente do Conselho Científico, António de Sousa Ribeiro.
(Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)
11 de Outubro de 2001. - A Administradora, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida.