Louvor 906/2001. - Louvo o capitão-de-cavalaria, NIM 00669090, João Carlos Pinto Bouça Flores Santana pela forma como comandou o Esquadrão de Reconhecimento Águia na fase de aprontamento e na operação "Joint Force"/SFORII.
Durante a preparação, destacou-se pela forma como levantou um ERec e o fez apresentar no 1.º BIMec bem como pelo pragmatismo como reorganizou a sua unidade, adaptando-a aos novos meios e aos condicionalismos do teatro, seguindo as orientações superiores na execução do plano de instrução. No teatro de operações patenteou zelo e competência no comando da sua unidade, atenuando a tensão existente entre as diversas facções através da actividade operacional realizada com eficiência, bom senso e imparcialidade. De salientar a participação oportuna e decidida da sua unidade nas operações Athena e Magpie.
Pelas qualidades e virtudes militares reveladas, constituiu-se o capitão Flores Santana como comandante de valor, digno de ocupar postos de maior responsabilidade e risco, merecedor de ver os seus serviços classificados como relevantes e de elevado mérito.
26 de Julho de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.