A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 90/2005, de 13 de Maio

Partilhar:

Sumário

Estabelece o regime da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa (UCMA), dispondo sobre as suas atribuições e composição e nomeia o seu coordenador.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2005

O Programa do XVII Governo Constitucional considera a modernização da Administração Pública como uma contribuição importante para uma estratégia de crescimento desejada para o País. Afastando a ideia de uma mítica «grande reforma da Administração Pública», pretende o Governo introduzir uma cultura de mudança, através de etapas sucessivas, firmes e articuladas, para alcançar uma Administração eficaz, que sirva melhor e facilite a vida tanto aos cidadãos como às empresas. Deseja-se, nomeadamente, que a Administração Pública crie um ambiente favorável a uma cultura de cidadania activa e ao desenvolvimento económico e não constitua uma barreira que entrave qualquer desses dois objectivos.

Para esse efeito, o Programa do XVII Governo Constitucional estabelece um conjunto de medidas, entre as quais se destacam a elaboração de um programa nacional de eliminação de licenças, autorizações e procedimentos desnecessários na Administração Pública; o aumento da transparência nos procedimentos da Administração; a criação de um cartão do cidadão, tendencialmente único; a criação do documento único automóvel;

procedimentos céleres de constituição de empresas; a maior proximidade dos serviços aos seus utentes, designadamente pela concentração do atendimento segundo o princípio do «balcão único», e o desenvolvimento da interactividade com esses mesmos utentes, seja através do alargamento e reformulação das lojas do cidadão, postos de atendimento ao cidadão e centros de formalidades de empresas, seja pela utilização das tecnologias de informação e conhecimento.

A Lei Orgânica do XVII Governo Constitucional estabelece, ainda, no âmbito da Administração Pública, mecanismos de articulação quanto à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, que envolvam o Programa Operacional da Administração Pública, o Instituto Nacional de Administração, I. P., o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, I. P., no que respeita aos centros de formalidades de empresas, e a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I. P.

Assim, a concepção e o desenvolvimento de muitas das medidas previstas naquele Programa envolvem e dependem da colaboração e cooperação entre diferentes ministérios e serviços da Administração Pública. Por isso mesmo, é indispensável uma coordenação e acompanhamento transversal, a qual, na estrutura orgânica do Governo, só pode caber à Presidência do Conselho de Ministros.

Essa coordenação deverá ser feita por uma estrutura operacional e flexível, com capacidade de trabalhar em rede com os agentes relevantes para o desenvolvimento de cada medida ou projecto e de estabelecer parcerias com entidades públicas e ou privadas que se mostrem necessárias ao desempenho das suas funções.

Pretende-se criar uma plataforma de articulação das diversas entidades e instrumentos vocacionados para promover, dinamizar e acompanhar o processo de reforma, sem prejuízo das competências de cada uma e das respectivas dependências hierárquicas.

Considerando tudo isto, entendeu o Governo criar, através da sua Lei Orgânica, a Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, integrada na Presidência do Conselho de Ministros e na dependência do Ministro de Estado e da Administração Interna, que exercerá a sua competência quanto à definição das orientações estratégicas, bem como ao acompanhamento da sua execução, em articulação com o Ministro de Estado e das Finanças.

Assim:

Nos termos do n.º 6 do artigo 10.º da Lei Orgânica do XVII Governo Constitucional e nos termos das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Determinar que a Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, adiante designada por UCMA, se constitui como estrutura de missão de apoio e coordenação do desenvolvimento da política governamental em matéria de modernização e simplificação administrativa.

2 - Definir as seguintes missões da UCMA:

a) Fixar prioridades em matéria de medidas a prosseguir, tendo em vista a modernização e simplificação administrativa;

b) Identificar os meios necessários à execução dessas medidas;

c) Preparar e propor as iniciativas legislativas necessárias ao desempenho das suas funções;

d) Organizar e coordenar uma rede de contactos entre os diferentes serviços da Administração Pública e outras entidades públicas e ou privadas que devam ser envolvidos em cada medida;

e) Estabelecer parcerias com outras entidades públicas e ou privadas que se mostrem pertinentes para a concepção e execução das diferentes medidas;

f) Constituir e coordenar equipas de projecto, integrando elementos designados pelos serviços implicados, para a execução de projectos de natureza interdepartamental;

g) Promover o acompanhamento da execução das medidas propostas e a avaliação dos seus resultados;

h) Promover a realização de estudos com vista à reforma de procedimentos críticos da Administração Pública, incorporando experiências internacionais que possam constituir boas práticas susceptíveis de serem adaptadas ao contexto nacional;

i) Submeter, periodicamente, aos Ministros de Estado e da Administração Interna e de Estado e das Finanças um relatório de execução das suas funções.

3 - A UCMA é composta, sem prejuízo das respectivas competências e dependências hierárquicas, por:

a) O coordenador da UCMA;

b) O presidente do Instituto de Gestão das Lojas do Cidadão;

c) O gestor da rede nacional de centros de formalidades de empresas;

d) O gestor do Programa Operacional da Administração Pública;

e) O responsável na UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I. P., pelos programas destinados à modernização e simplificação administrativa.

4 - O coordenador da UCMA é nomeado por resolução do Conselho de Ministros.

5 - A Unidade de Coordenação tem uma duração correspondente ao exercício de funções do XVII Governo Constitucional.

6 - Nomear coordenadora da UCMA a Prof.ª Doutora Maria Manuel Leitão Marques, com o estatuto e gabinete equivalentes aos de subsecretário de Estado e cuja remuneração será definida por despacho conjunto dos Ministros de Estado e da Administração Interna e de Estado e das Finanças.

7 - Assegurar o apoio logístico ao funcionamento da UCMA através da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

8 - Determinar que os encargos orçamentais decorrentes da criação e funcionamento da UCMA são suportados pela Presidência do Conselho de Ministros.

Presidência do Conselho de Ministros, 28 de Abril de 2005. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2005/05/13/plain-185682.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/185682.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda