Louvor 760/2000. - Louvo o soldado RC pára-quedista NIM 07798092, Sérgio Amorim Rodrigues, pela forma extraordinariamente competente e dedicada como desempenhou as funções de sapador da secção de apoio do módulo de engenharia do 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), de 7 de Fevereiro a 15 de Agosto de 2000.
Quer durante o período de preparação do Batalhão, quer durante toda a missão, demonstrou sempre um elevadíssimo sentido de responsabilidade e um inexcedível zelo em todas as tarefas que lhe foram cometidas, manifestando grande aptidão para bem servir nas diferentes situações.
Sempre que foi chamado a executar as mais variadas tarefas, quer na área das construções verticais, quer das horizontais, nomeadamente as de operador de equipamento de engenharia, pedreiro, canalizador, carpinteiro e condutor, soube responder da melhor forma a todas elas, revelando um grande espírito de missão e demonstrando uma total disponibilidade para o serviço, mesmo com o sacrifício das suas horas de repouso. O soldado Sérgio Rodrigues mostrou possuir elevada competência profissional, capacidade de trabalho e espírito de obediência, colaborando e fazendo propostas no sentido de rentabilizar os meios materiais postos à sua disposição, mostrando-se sempre digno de ocupar postos de maior risco pela afirmação constante de reconhecida coragem moral.
É de salientar ainda o notável trabalho desenvolvido na recuperação de edifícios escolares em Same, sabendo maximizar o rendimento dos trabalhadores timorenses da sua equipa de trabalho, bem como no aperfeiçoamento e melhoramento das instalações do posto de comando principal do Batalhão, demonstrando assim capacidade de iniciativa, qualidades de abnegação e espírito de sacrifício exemplares.
Manifestando dotes de carácter e praticando a virtude da lealdade em elevado grau, o soldado Sérgio Rodrigues afirmou-se sempre pela sua esmerada educação e frontalidade, sendo reconhecido com elevada estima e consideração por todos que com ele privaram.
Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, é o soldado Sérgio Rodrigues digno de ser apontado ao respeito e consideração pública, devendo os serviços por si prestados ser considerados como relevantes e de elevado mérito, prestigiando desta forma o Exército e as Forças Armadas Portuguesas.
21 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.