Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 756/2000, de 4 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 756/2000. - Louvo o cabo-adjunto RC pára-quedista NIM 31809391, Jorge Manuel Santos Amaral, pela forma extraordinariamente competente e dedicada como desempenhou as funções de mecânico no módulo de manutenção do 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), de 7 de Fevereiro a 15 de Agosto de 2000.

Quer durante o período de preparação do Batalhão, quer durante toda a missão, demonstrou sempre um elevadíssimo sentido de responsabilidade e um inexcedível zelo por todas as tarefas que lhe foram cometidas, manifestando dotes de carácter, espírito de obediência e aptidão para bem servir em todas as circunstâncias, sendo por tal reconhecido com muita estima e consideração por todos que com ele privaram.

Dotado de uma sólida formação moral e militar, demonstrou de forma inequívoca o seu elevado espírito de missão, extrema dedicação e permanente disponibilidade para solucionar com os parcos recursos à sua disposição, todo e qualquer problema relacionado tanto com a manutenção de viaturas como do restante equipamento de sustentação no aquartelamento de Maubisse, para onde foi destacado, o que, aliado à sua profunda experiência militar e competência, contribuiu decisivamente para os elevados padrões de operacionalidade dos meios atribuídos.

Importa ainda referir que os elevados padrões de desempenho conseguidos pelo cabo Amaral, sempre em perfeita sintonia com o chefe de oficina e com o oficial de manutenção, apesar da distância a que se encontrava dos mesmos e da oficina estar localizada em Caicoli, tornam-se mais relevantes pelo facto de ser o único mecânico naquele aquartelamento e ter de executar as suas tarefas em condições precárias e particularmente difíceis.

De realçar também, como condutor e operador da viatura M816 pronto-socorro, a perícia evidenciada na condução da mesma em estradas sinuosas e com o piso degradado, o que por si só constitui um risco, aumentado pelas características da especificidade da referida viatura, e na proficiência demonstrada enquanto operador na recuperação de viaturas, normalmente em sítios de difícil acesso e não raras vezes à noite e em condições de visibilidade reduzida, revelando qualidades de abnegação e sacrifício exemplares e mostrando-se assim sempre digno de ocupar os postos de maior risco pela afirmação constante de reconhecida coragem moral, dando um inestimável contributo para a elevada prestação do 1.º BIPara (Ref) em Timor Lorosae.

Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, é o cabo-adjunto Jorge Amaral digno de ser apontado ao respeito e consideração pública, devendo os serviços por si prestados ser considerados como relevantes e de elevado mérito, prestigiando desta forma o Exército e as Forças Armadas Portuguesas.

21 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1827717.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda