Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 752/2000, de 4 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 752/2000. - Louvo o primeiro-sargento de engenharia NIM 17893586, António Lopes Alves das Neves, pela forma extraordinariamente competente e dedicada como desempenhou as funções de sargento de pelotão e comandante da secção de construções verticais do 1.º pelotão do destacamento de engenharia do 1.º batalhão de infantaria pára-quedista reforçado, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), de 7 de Fevereiro a 15 de Agosto de 2000.

Numa área de tão grande importância no teatro de operações como são as construções verticais, o primeiro-sargento António Neves demonstrou ser possuidor de elevados conhecimentos técnicos que, aliados a uma grande capacidade de organização e elevada devoção ao serviço, permitiu dar sempre uma resposta pronta e eficaz a todas as solicitações surgidas, contribuindo de forma determinante para os elevados resultados obtidos pelo 1.º BIPara (Ref) nesta área.

Ainda durante a fase de preparação da missão no território nacional foram de extrema relevância os esforços por si desenvolvidos na paletização e contentorização dos materiais com destino a Timor Leste, aprontados no depósito geral de material de engenharia, demonstrando uma invulgar capacidade de trabalho ao executar de forma exemplar todas as tarefas que lhe foram confiadas.

Militar educado, disciplinado e disciplinador, muito exigente consigo próprio, foi de uma forma natural que conquistou a admiração e o respeito de todos que com ele lidaram, ficando esse sentimento bem patente na forma como conduziu o pelotão quando foi chamado a assumir o seu comando interinamente. Chefiando em simultâneo várias equipas de trabalho conjuntas com trabalhadores timorenses para recuperação de diversas instalações, quer em aquartelamentos do batalhão, quer fazendo parte de acções no âmbito do apoio humanitário, o primeiro-sargento António Neves manifestou em todas as suas acções elevados dotes de carácter e espírito de obediência, granjeando a confiança dos seus superiores hierárquicos de uma forma inequívoca e inabalável.

Sargento que pratica em elevado grau a virtude da lealdade, revelou uma natural aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias, demonstrando em todas as ocasiões qualidades de abnegação e sacrifício exemplares, mostrando-se sempre digno de ocupar postos de maior risco pela afirmação constante de reconhecida coragem moral.

Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, é o primeiro-sargento António Neves digno de ser apontado ao respeito e consideração pública, devendo os serviços por si prestados ser considerados como relevantes e de elevado mérito, prestigiando desta forma o Exército e as Forças Armadas Portuguesas.

21 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1827713.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda