Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 709/2000, de 30 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 709/2000. - Louvo o contra-almirante (NIM 38062) João Nuno Ribeiro Ferreira Barbosa pela forma eficiente e de elevado nível profissional como desempenhou as funções de chefe da Divisão de Operações do EMGFA.

Portador de uma carreira multifacetada, com elevado conhecimento na área do planeamento e da conduta das operações, soube orientar e valorizar as tarefas específicas da sua divisão, conseguindo, com bom senso e grande capacidade de coordenação, conciliar os diferendos existentes entre os ramos, para que as directivas e instruções emanadas pelo CEMGFA enformassem sempre uma visão conjunta.

Revelando elevado espírito de iniciativa e superando com tenacidade as dificuldades provenientes da pouca permanência e estabilidade de meios humanos qualificados, soube construir, em equipa, uma estrutura de trabalho produtiva, daí resultando uma revisão do processo de planeamento operacional e, consequentemente, de toda a planificação existente, nomeadamente nos aspectos de contingência que envolvam a projecção de forças da componente operacional, com particular ênfase para a directiva inicial respeitante ao empenho no teatro de operações de Timor Leste.

Atento e observador, foi também notável o estudo e concertação com os Comandos Operacionais da Madeira e dos Açores dos aspectos relacionados com as respectivas directivas, as quais sofreram atempadamente as alterações adequadas à doutrina e ensinamentos mais recentes.

Estudioso e preocupado com uma constante actualização de métodos e procedimentos, incutiu a necessidade de uma revisão gradual e segura de vários aspectos doutrinários, onde se configuram, entre outros, o acompanhamento e gestão das actividades e meios de guerra electrónica, a implementação nacional das publicações conjuntas aliadas e a configuração de forças de reacção rápida e imediata com base em processos de avaliação constante do treino, preparação do estado de prontidão e integração das forças disponibilizadas pelos ramos. Neste particular, realça-se o seu empenho e entusiasmo na preparação do primeiro exercício com forças fornecidas por todos os membros da CPLP, ampliando assim a base de uma maior profícua cooperação técnico-militar e da constituição de forças lusófonas para emprego em operações de paz.

Oficial de trato e educação irrepreensíveis, de grande frontalidade, praticando e cultivando, com elevado grau, as virtudes militares de carácter, lealdade e incondicional dedicação do serviço, soube, pelo exemplo, impor-se ao respeito e consideração de superiores subordinados, conseguindo assim que todas as tarefas da Divisão tivessem sido desempenhadas com êxito e em cordial ambiente de trabalho.

Pelas razões expostas e porque o seu desempenho e o seu apoio se reflectiram marcadamente na eficiência e sucesso da missão do EMGFA, considero, através desta pública forma, que os serviços prestados pelo contra-almirante Ferreira Barbosa honram e dignificam as Forças Armadas, sendo, pela sua extraordinária relevância, de destacar e enaltecer.

18 de Setembro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1827228.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda