Louvor 695/2000. - Louvo o major SM NIM 17977477, Gustavo Jorge Dias, pela forma altamente meritória, esclarecida e muito competente como desempenhou as funções de chefe da Secção de Pessoal e de Logística do Estado-Maior do Sector Central (Sector Central HQ), parte integrante da estrutura das Peace Keeping Force (PKF) da UNTAET (United Nations Transitional Administration East Timor).
Na fase do aprontamento do comando de sector, a sua acção revelou-se de extrema importância, não só na elaboração dos quadros orgânicos de material, como também das múltiplas actividades desenvolvidas para o accionamento do fornecimento de diversos materiais, que haveria necessidade de estarem distribuídos ou disponibilizados logo no início, para que, apesar do escasso tempo disponível, fosse possível ao comando de sector, assumir as suas responsabilidades e cumprir as tarefas que lhe estavam destinadas na estrutura da PKF desde a sua chegada a Timor.
No teatro de operações, procurou assegurar o planeamento eficiente e a coordenação das actividades logísticas no âmbito do contingente e garantir a existência dos níveis de abastecimentos necessários. O seu desempenho foi ainda notável no planeamento e na gestão, ao seu nível, da capacidade da aeronave militar que semanalmente efectuava o voo de sustentação, procurando conciliar as necessidades logísticas com o bem-estar e o moral das tropas e ainda satisfazer os pedidos formulados pelas várias entidades nacionais destacadas ou em serviço em Timor Leste.
Revelando boas qualidades de trabalho e alto nível de conhecimentos técnicos, promoveu de forma criteriosa e eficiente a obtenção dos materiais que foi decidido adquirir na área do teatro de operações, de acordo com as instruções do comando, mantendo permanentemente actualizado todos os mapas de situação logística.
Salienta-se também o bom trabalho que efectuou durante a verificação da conformidade dos equipamentos existentes no contingente e a sua confrontação com os manifestos respectivos, expressos nos Memorandum of Understanding (MOU) assinados conjuntamente por Portugal e a Organização das Nações Unidas. A defesa intransigente, mas correcta e inteligente, dos interesses nacionais, fez-lhe granjear o respeito e admiração dos funcionários internacionais que com ele privaram e permitiu a economia de recursos.
O major Gustavo Dias, como oficial do Estado-Maior do Sector Central e do contingente nacional, demonstrou assim especial aptidão técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais, donde resultaram inequivocamente eficiência e prestígio para as Forças Armadas Portuguesas, sendo por isso merecedor de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito.
11 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.