Louvor 376/2000. - Louvo o coronel piloto aviador 013506-C, Américo Vilarinho Fernandes Alves, pela forma competente e eficaz como desempenhou, ao longo de quase três anos, as funções de assessor para a Força Aérea da Casa Militar da Presidência da República, evidenciando grande lealdade, apurado sentido do dever e forte empenhamento na execução de todas as tarefas que lhe foram atribuídas.
Militar dotado de elevado espírito de bem servir e de profundos conhecimentos técnico-profissionais, demonstrou a sua especial sensibilidade na gestão do apoio em meios da Força Aérea que foram, durante o período, solicitados ao Ministério da Defesa Nacional e ao Estado-Maior General das Forças Armadas para deslocação do Presidente da República e comitivas oficiais, quer em território nacional quer em viagens ao estrangeiro.
Apresentando grande capacidade de organização e permanentemente interessado em aumentar a eficiência da Presidência da República, o coronel Vilarinho Alves, a par da sua missão principal, desempenhou as mais diversificadas funções, visando, em particular, o bom relacionamento do pessoal e a melhoria do funcionamento dos serviços, tendo evidenciado elevados dotes de carácter e uma irrepreensível conduta ética.
Muito educado e cultivando em elevado grau as virtudes militares, este oficial enfrenta todas as tarefas que realiza com grande frontalidade e espírito de missão, o que constitui firme garantia de vir a ocupar cargos da mais elevada responsabilidade, de forma segura e eficaz.
A sua permanente disponibilidade e extraordinária capacidade de trabalho aliadas às qualidades já referidas tornam muito grato ao Presidente da República reconhecer publicamente o desempenho do coronel piloto aviador Vilarinho Alves, considerando os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resulta honra e lustre para a Força Aérea e a instituição militar.
3 de Julho de 2000. - O Presidente da República, Jorge Sampaio.