Louvor 74/2000. - Louvo o sargento-ajudante de transmissões NM 05763783 Manuel Joaquim Rodrigues Morais, pela forma altamente dedicada e competente como desempenhou as suas funções no Centro de Transmissões na EUROFOR e pelo valioso apoio prestado à delegação nacional.
Militar de sólida competência técnico-profissional e com notória aptidão para bem servir em exigentes circunstâncias, revelou apreciável espírito de missão, sacrifício e abnegação, em particular quando, por sua iniciativa e não só no exercício normal das suas funções, se empenhou em apresentar propostas de reestruturação dos arquivos das comunicações classificadas, em prestar apoio voluntário à componente italiana no estudo e projecto da alteração de funções do Centro de Transmissões da EUROFOR e em elaborar e manter actualizada vária documentação.
De destacar igualmente o cuidado e esforço postos no vasto e muito meritório trabalho que executou, em proveito do arquivo da delegação, na compilação, ordenamento, sistematização e reprodução da diversa documentação fundamental e de interesse normativo, regulamentar e legislativo.
A atestar os seus dotes de carácter e de virtude militar são de relevar ainda os diversos trabalhos de tradução e de preparação informatizada de apresentações para que se prontificou, a bem do serviço e da sã camaradagem, disponibilizando os seus profundos conhecimentos no campo informático e a valia do bom domínio da língua italiana, qualificação esta que adquiriu a suas expensas, bem como as harmoniosas e excepcionais relações de convívio que a seu nível promoveu, no meio militar multinacional da EUROFOR e na sociedade civil italiana.
Pelo que fica dito e pelo seu comportamento exemplar de aprumo, disciplina e lealdade, que muito contribuíram para o prestígio nacional no seio da EUROFOR, é o sargento-ajudante Rodrigues Morais digno deste público louvor.
30 de Dezembro de 1999. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.