A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 16/86, de 26 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera a designação do Museu e Laboratório Antropológico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para Instituto de Antropologia Doutor Mendes Correia.

Texto do documento

Decreto do Governo n.º 16/86
de 26 de Novembro
O Museu e Laboratório Antropológico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem uma designação que não traduz já o âmbito actual de acção, como unidade institucional de estabelecimento anexo àquela Faculdade, prosseguindo, essencialmente, o desenvolvimento de programas investigacionais. Essa a razão, aliás, que levou a que, de facto, seja conhecido e, até, denominado como Instituto de Antropologia Prof. Mendes Correia.

E isto porque, tendo o Prof. Mendes Correia sido o dinamizador e primeiro director do então denominado Instituto de Investigações Antropológicas, criado pelo Decreto 9334, de 8 de Dezembro de 1923, os órgãos académicos da Faculdade de Ciências deliberaram há muito, dessa forma, prestar homenagem àquele ilustre homem da ciência. O que foi reiterado pela própria Universidade, ao propor, através do seu reitor, a oficialização do Instituto de Antropologia Prof. Mendes Correia, em substituição do actual Museu e Laboratório Antropológico.

Sendo uma medida de justo reconhecimento à figura e obra de um ilustre docente da Universidade do Porto, é dever do Estado consagrar o nome do Prof. Mendes Correia à instituição a que dedicou grande parte da sua vida e do seu saber.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo único. O Museu e Laboratório Antropológico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto passa a denominar-se Instituto de Antropologia Doutor Mendes Correia.

Aníbal António Cavaco Silva - João de Deus Rogado Salvador Pinheiro.
Assinado em 7 de Novembro de 1986.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 12 de Novembro de 1986.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1923-12-29 - Decreto 9334 - Ministério da Instrução Pública - Direcção Geral do Ensino Superior - 2.ª Repartição

    Cria, na Faculdade de Ciências do Porto, um Instituto de Investigação Antropológica, e nomeia o seu director, Dr. António Augusto Esteves Mendes Correia.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda