Decreto do Governo n.º 16/86
   
   de 26 de Novembro
   
   O Museu e Laboratório Antropológico da Faculdade de Ciências da Universidade  do Porto tem uma designação que não traduz já o âmbito actual de acção, como  unidade institucional de estabelecimento anexo àquela Faculdade, prosseguindo,  essencialmente, o desenvolvimento de programas investigacionais. Essa a razão,  aliás, que levou a que, de facto, seja conhecido e, até, denominado como  Instituto de Antropologia Prof. Mendes Correia.
  
E isto porque, tendo o Prof. Mendes Correia sido o dinamizador e primeiro director do então denominado Instituto de Investigações Antropológicas, criado pelo Decreto 9334, de 8 de Dezembro de 1923, os órgãos académicos da Faculdade de Ciências deliberaram há muito, dessa forma, prestar homenagem àquele ilustre homem da ciência. O que foi reiterado pela própria Universidade, ao propor, através do seu reitor, a oficialização do Instituto de Antropologia Prof. Mendes Correia, em substituição do actual Museu e Laboratório Antropológico.
Sendo uma medida de justo reconhecimento à figura e obra de um ilustre docente da Universidade do Porto, é dever do Estado consagrar o nome do Prof. Mendes Correia à instituição a que dedicou grande parte da sua vida e do seu saber.
   Assim:
   
   O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o  seguinte:
  
Artigo único. O Museu e Laboratório Antropológico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto passa a denominar-se Instituto de Antropologia Doutor Mendes Correia.
   Aníbal António Cavaco Silva - João de Deus Rogado Salvador Pinheiro.
   
   Assinado em 7 de Novembro de 1986.
   
   Publique-se.
   
   O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
   
   Referendado em 12 de Novembro de 1986.
   
   O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.
   
  
 
   
   
   
      
      
      